Alunos do XBOTS UNISAL são campeões em competição nacional de drone

“A apresentação do vídeo acima é o resultado de um sonho possível graças ao UNISAL, que colaborou para que este projeto fosse devidamente realizado”, revelam os integrantes da equipe XBOTS UNISAL, que acabou de se sagrar campeã do campeonato nacional de drone, realizada em novembro. O resultado foi divulgado em 08 de dezembro de 2018. E a vitória foi conjunta, afinal o grupo da instituição salesiana participou com a equipe SkyMammoths e CBSIN, da USP.

A COBRUF é uma associação que trabalha para a expansão da cooperação, parceria e competição avançada universitária internacional de drone de exploração espacial. Desta forma, visa impulsionar o desenvolvimento dos setores e a formação de recursos humanos altamente qualificados para a exploração espacial brasileira.

Como funciona a competição

Trata-se de uma corrida tecnológica para o desenvolvimento de drones que estejam aptos a realizar a exploração pacífica do planeta Marte, alvo das pesquisas na busca de sistemas capazes de sustentar qualquer tipo de vida orgânica. Cada equipe recebe sua missão e trabalha para alinhar as ideias e desenvolver o melhor projeto, submissão de um relatório técnico, apresentação oral do projeto em até 30 minutos e defesa online da proposta.

Equipes juntas pela vitória

As equipes SkyMammoths e a Robótica Xbots iniciaram  as pesquisas para a elaboração do melhor sistema para compor o drone e, desta forma, atingir as exigências feitas pela COBRUF. Nesta etapa, foram divididas as áreas específicas de estudo para cada equipe dominante.

“Nós da XBOTS ficamos incumbidos de elaborar o sistema de eletrônica e telemetria do drone”, revela Thiago Augusto, aluno das Engenharias UNISAL e integrante do Xbots.

Os testes e relatórios associados à elétrica e eletrônica, respectivamente, foram testados nas instalações do laboratório de robótica da Unidade Lorena. Para atingir a perfeição e alcançar o lugar mais alto do pódio, foram necessários muitos testes com as ferramentas de engenharia disponibilizadas pela instituição. Após o término das simulações e a elaboração dos relatórios, em 30 de novembro de 2018, foi realizada a apresentação online.

“Toda  a equipe foi capaz de expor o conhecimento de forma clara e objetiva durante a apresentação transmitida ao vivo através das redes sociais da organização”, revela César Botura, Professor das Engenharias do UNISAL e Coordenador do XBOTS.

Sobre o Xbots

Xbots UNISAL é uma equipe estudantil que procura desenvolver projetos na área da robótica. Formada em 2013, conta com membros de diversos cursos de Engenharia e de Tecnologia da Informação, que desempenham funções específicas em cada projeto.

Além da competição de drone, o grupo compete em outras três categorias: Seguidor de Linha, Sumô Lego (1Kg) e Combate Featherweight (13 Kg). Além da competição e de apresentações na própria faculdade, a Xbots UNISAL também faz visitas às escolas e outras universidades para divulgar inovações na área da tecnologia e didática, bem como para mostrar alguns aspectos dos diversos cursos de Engenharia e de TI para estudantes do ensino médio.

Confira o trabalho das equipes nas redes sociais:

Xbot: www.facebook.com/roboticaunisal | xbots.robotica@gmail.com

Cobruf:  www.facebook.com/Cobruf