Alunos do Curso de História UNISAL criam plataforma para divulgar o Vale

SITE ENCICLOVALE

A Plataforma Enciclovale reunirá informações históricas

Os futuros historiadores em formação pelo UNISAL criaram a Enciclovale, uma plataforma que visa a divulgação do Vale do Paraíba. A iniciativa é do curso de História do UNISAL – Unidade Lorena, por meio dos Projetos Interdisciplinares realizados no primeiro ano. A disciplina, ministrada pelo Prof. Diego Amaro, apresentou os resultados ao público em dia 27 de novembro de 2018.

“O projeto teve a intenção de criar um produto histórico-pedagógico de maneira interdisciplinar, e propiciou aos alunos conhecerem acervos, bibliotecas e museus, além de realizarem entrevistas para desenvolver a enciclopédia sobre o Vale”, conta Diego. A plataforma conta com quatro temas divididos em verbetes, sendo que um trata de autores e escritores valeparaibanos e os demais sobre a cultura popular.

A apresentação do trabalho contou com a avaliação de um grupo de jurados que também ajudam a fazer e a preservar a história da região, do Brasil e do mundo: integrantes do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), com sede no UNISAL; membros da Academia de Letras de Lorena e da Academia de Lorenense de Letras e Artes; representantes da Associação Comercial e Industrial de Lorena (ACIAL) e docentes da graduação em História. Os jurados contribuíram com ideias para os graduandos aplicarem melhorias neste trabalho.

Segundo os alunos, o trabalho não termina na apresentação – é apenas o pontapé inicial de um projeto de pesquisa significativo. “O envolvimento dos alunos com a pesquisa e o compromisso com o projeto foram um marca indiscutível”, avalia Diego.

Para acessar a plataforma: https://enciclovale.wixsite.com/enciclovaleteste