Alunos de Teologia visitam o Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo

Em 29 de outubro de 2018, dezenove estudantes de teologia do 4º ano do UNISAL – Unidade São Paulo/Campus Pio XI foram recebidos no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo pelo senhor Jair Mongelli Júnior, diretor da instituição.

Nesse ano, completa-se o primeiro centenário da unificação do arquivo da maior arquidiocese do Brasil, que desde 1984 está situado à Av. Nazaré nº 993, no bairro do Ipiranga. O patrono do arquivo dá nome ao mesmo, “Dom Duarte Leopoldo e Silva”, primeiro arcebispo de São Paulo e responsável pela unificação em 1918.
A visita, com o objetivo de uma aula in loco, permitiu que os estudantes tomassem conhecimento da importância dos arquivos nas instituições eclesiais, e mais ainda, serviu para o incentivo da prática organizativa na gestão eclesial.

A história é vivida por todos, porém alguns têm a missão e o dever de proporcionar que os registros sejam garantidos e preservados.

Quem programou o encontro foi o Pe. Antonio de Lisboa, sacerdote diocesano do clero de São Paulo e professor da disciplina de Evangelização e Gestão no Campus Pio XI.
Um agradecimento todo especial ao senhor Jair Mongelli Júnior, pela fraterna recepção.

Por: Eraclides Reis Pimenta, sdb
Foto: Jair Mongelli Júnior

Visita ao Arquivo Metropolitano - 4 ano teologia 2018 (1)