Alunos de Engenharia do UNISAL participam de Congressos e publicam artigos em congressos on-line

Publicado em: 15/12/2020

As aulas remotas e o distanciamento social não impediram o protagonismo dos alunos do UNISAL

A pandemia de Covid-19 mudou a rotina de estudantes no Brasil e no mundo. Entretanto, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, os desafios não fizeram com que alunos, professores e coordenadores parassem seus projetos e sonhos.

Ao longo do ano letivo, alunos de Engenharia do UNISAL, Unidade Lorena, realizaram inscrições em Congressos on-line e participaram de publicações em revistas científicas.

De acordo com a coordenadora das Engenharias Mecânica e Civil, Profa. Dra. Regina Cabette, o UNISAL não parou e os alunos continuaram focados em seus objetivos, recebendo todo o apoio necessário.

“É motivo de muito orgulho acompanhar o crescimento de todos os alunos que de alguma forma conquistaram mais um degrau no seu desenvolvimento acadêmico e profissional. São exemplos de que a pandemia não conseguiu parar o conhecimento de qualidade”.

Ana Claudia de Godoy do Prado, aluna do 10º semestre de Engenharia Civil do UNISAL, Unidade Lorena,  publicou seu artigo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  no 17º Congresso Nacional do Meio Ambiente, sob orientação da Profa Dra. Minella Martins. Dentro do eixo temático de Mudanças Climáticas, o trabalho ficou entre os 10 melhores e foi escolhido para apresentação on-line ao vivo.

Com o tema “Análise das projeções de extremos pluviométricos das três maiores cidades da região sudeste do Brasil no período de 2025-2099 com uso do modelo Eta-CANESM2”, Ana Cláudia fez uma análise dos padrões de precipitação para o período futuro com vistas a contribuir para um melhor planejamento das cidades.

“Participar do 17° Congresso Nacional de Meio Ambiente foi uma grande experiência, ficar entre os 10 melhores em meio a tantos ótimos artigos, apresentar para tantas pessoas e receber tantos elogios foi muito gratificante. Foi muito bom ver que todo a dedicação e esforço valeu a pena. Agradeço a minha orientadora e a toda comissão por toda força que me deram, afirmou.”

As alunas Amanda Costa dos Santos e Fernanda Aparecida Nascimento também publicaram trabalhos fruto de seus TCC’s sob orientação da Profa Dra. Minella Martins. Os trabalhos intitulados “Análise das projeções de extremos pluviométricos nas 10 maiores cidades brasileiras no período de 2025-2074” e “Análise das projeções de extremos pluviométricos em 5 municípios da região sudeste do Brasil” foram publicados, respectivamente, no 17º Congresso Nacional do Meio Ambiente e no IV SIPET – Simpósio Internacional de Projetos em Engenharia e Tecnologia, do Unisal. Também

Segundo as duas alunas, a experiência de participar de dois congressos foi gratificante. “Ser aprovadas nos congressos foi uma experiência maravilhosa, isso porque os temas desenvolvidos foram com base na nossa pesquisa de Trabalho para Conclusão de Curso, permitindo um reconhecimento e um retorno muito bom sobre a pesquisa desenvolvida, agregando muito para nossa formação acadêmica, visto que são temas atuais voltados para sociedade”, declararam

De acordo com a Profa Dra. Minella Martins ver o quanto as alunas cresceram e se desenvolveram ao logo da orientação do TCC é gratificante.

“Os trabalhos publicados estão sendo desenvolvidos pelas alunas nos seus respectivos TCC’s e os temas são muito desafiadores. Não é tarefa fácil realizar pesquisa com o tema mudanças climáticas pela quantidade de dados trabalhados e conhecimentos exigidos de softwares para manipulação destes dados. Além disso, o principal foco do trabalho das alunas é analisar as tendências de precipitação extrema para o futuro e baseado nisso avaliar o quanto as cidades estão preparadas para tais eventos. Requer um trabalho de pesquisa quanto à estrutura atual da cidades e de busca de propostas e soluções quanto a projetos hidráulicos/hidrológicos e  quanto a planejamentos de mobilidade urbana que ajudem as cidades a serem mais resilientes e adaptadas quando afetadas por eventos hidrológicos de grande magnitude como os vemos na mídia com muita frequência nos últimos anos.  As alunas abraçaram a temática proposta e se mostraram muito proativas. Pude acompanhar a evolução delas quanto à escrita científica, quanto a forma de comunicar os resultados e de buscar soluções.  Portanto, estou extremamente orgulhosa pela dedicação delas e muito feliz com os resultados“.

Jacqueline Quintas, aluna da Engenharia Civil, Unidade Lorena, participou do V Congresso Internacional na “Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios”  Rio de Janeiro, UFRJ, de 8 a 0 de Setembro de 2020.

Jacqueline Quintas

“Participar do 5º Congresso Internacional na “Recuperação, manutenção e Restauração de Edifícios” foi muito gratificante. Conseguir publicar o artigo que dediquei 1 ano de minha vida em um congresso que tem um enorme reconhecimento, e que tem o apoio de universidades estrangeiras, é com certeza, uma enorme honra, além do sentimento de dever comprido. Agradeço a Deus primeiramente por essa conquista, a minha orientadora Profa. Regina Cabette e a todos que me apoiaram durante essa jornada”.

De acordo com a Profa. Regina Cabette, todo trabalho de pesquisa é um desafio. “No caso da aluna Jacqueline, os desafios foram maiores em função da pandemia, pois, tratou-se de um trabalho com vários testes, que tornou o trabalho mais desafiador. Mas os bons resultados já no primeiro semestre permitiu sua participação no Congresso e agora finaliza os testes no laboratório de práticas das engenharias do UNISAL, efetuando todos os testes de vibração junto ao prédio Mario Bonatti com o auxílio do Técnico Vinicius Hasmann.

Ainda de acordo com a professora, Jacqueline tem uma dedicação enorme em pesquisas, muito proativa e com grande autonomia. A missão do UNISAL é fazer com que cada vez mais jovens possam descobrir formas de escrever o seu próprio futuro, pessoal e profissional, oferecendo as ferramentas essenciais para seu pleno desenvolvimento.