Alunos de Direito do UNISAL recebem menção honrosa por trabalho apresentado

Publicado em: 18/08/2019
Foto: arquivo pessoal

Seis alunos do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano, receberam menção honrosa por trabalho apresentado, como pôster, no III Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica (CONFAAT), realizado na UNIFAAT.

O tema do trabalho foi “Um Estudo sobre o 1º Seminário Legislativo de Campinas”, que refletiu sobre o I Seminário Legislativo da Região Metropolitana de Campinas, realizado pela ELECAMP (Escola do Legislativo de Campinas), no mês de abril de 2018.

De acordo com Deborah Furtado, integrante do grupo de alunos, a proposta do trabalho nasceu com o encorajamento do prof. Manoel Pires, que estava ministrando a disciplina de Direito Constitucional e que era responsável pelo NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas do UNISAL.

“Nos sentimos extremamente felizes com a menção honrosa porque foi o primeiro trabalho de iniciação científica da maioria, com exceção do Thiago Von Atzingen Bueno. Isso nos encheu de alegria e nos deixou em estado de êxtase porque vimos que nossos esforços e dedicação nos trouxeram resultados superpositivos, principalmente pelo reconhecimento, pela qualidade e importância do nosso trabalho”.

De acordo com os alunos, a partir desse Seminário, foi possível suscitar a reflexão acerca da Educação e Letramento Políticos, que são responsáveis por conscientizar os indivíduos que integram a sociedade brasileira quanto à existência de direitos e deveres, que devem ser respeitados e exercitados para a efetiva paz social.

“Posso dizer em nome do grupo que o nosso objetivo é lutar por um país mais justo, com leis mais transparentes, para que todas as pessoas, tenham conhecimento básico de seus direitos, de seus deveres e que se tornem melhores cidadãos por estarem mais educados quanto ao “letramento político” e, com maturidade, possamos nos tornar uma nação apta a eleger melhor nossos representantes, refletindo de fato o melhor dos cidadãos e ainda que tenhamos no exercício da cidadania os valores da nossa Constituição, como alicerce do tão sonhado Estado Democrático de Direito”, concluiu Deborah Furtado.

Alunos do Curso de Direito do UNISAL com o trabalho premiado:

Gabriela Cristina Silva Reis | 6º sem noturno

Danielle Borges Gomes | 8º sem noturno

Deborah Furtado da Silva | 6º sem noturno

Letícia Alves de Mello | 4º sem noturno

Letícia Emanuelle Jaqueta | 6º sem noturno

Thiago Von Atzingen Bueno | 4º sem matutino

O UNISAL desenvolve o protagonismo de seus alunos incentivando a participação em Congresso, Simpósios e atividades nacionais e internacionais, dentro e fora da Instituição. Para alunos e docentes, cada conquista é celebrada com a certeza de que o profissional formado está em constante aprendizagem e crescimento.