Alunos autores participam de livro institucional do UNISAL

Publicado em: 02/03/2020

Os alunos são de Engenharia da Computação, Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unidade Campinas

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL incentiva e desafia seus alunos para que desenvolvam seu protagonismo durante o curso que escolheram como carreira. Na Unidade Campinas, Campus São José, os alunos Clife Klembe e Jefferson Gerry, do curso de Engenharia da Computação, Caio Fernando Galindo Ribeiro, curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Diane Karoline dos Santos, curso de Administração, escreveram um capítulo do livro “Educação Ambiental, Étnico Racial e Direitos Humanos – Perspectivas para uma formação integral”, organizado pelo Prof. Dr. Antonio Wardison, Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL.

O docente Nasser Mahmoud Hasan, professor dos cursos de Administração e Engenharias, e membro institucional do Núcleo de Direitos Humanos do UNISAL, também participou do capítulo do livro com os alunos, intitulado “Formação de professores no horizonte da Educação em Direitos Humanos”. Para o professor Nasser, é gratificante ver o resultado de um trabalho em conjunto. “O capítulo desse livro tem uma satisfação especial para mim. Fico feliz em ver esses jovens autores participando, juntamente, com vários autores de mais uma obra do UNISAL”.

O jovem Clife Kemble, haitiano que há quase 4 anos está no Brasil, definiu essa oportunidade como a concretização de objetivos. “Mais um sonho realizado. Agradeço ao professor Nasser pela orientação durante o desenvolvimento do capítulo, aos colegas que participaram e, claro, ao UNISAL pela oportunidade”, declarou. Clife também teve aprovado um projeto no programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que o UNISAL oferece em parceria com o CNPq, e visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de seus alunos. O projeto está sendo orientado pela Profa. Dra. Magda Vieira da Silva Oliveira, docente no curso de Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O livro é fruto de pesquisas realizadas por Núcleos de estudos do UNISAL, com docentes e alunos, e reflete – em sintonia com os marcos regulatórios do MEC – sobre o cenário de recursos naturais e sustentáveis, em vista da qualidade de vida e da sobrevivência em geral; o reconhecimento e valorização do patrimônio histórico-cultural, em combate ao racismo e à discriminação; a defesa e a promoção da dignidade humana, em prol da justiça e cultura de paz. “Nesse sentido, o livro apresenta-se como um suporte para o aluno e o professor, com reflexões – de caráter inter, multi e transdisciplinar – sobre o humano, enquanto ser histórico e cultural, e o seu ambiente”, explica o Prof. Dr. Antonio Wardison.

“Sem palavras para descrever a felicidade de fazer parte do desenvolvimento de um livro, escrevendo um capítulo em conjunto colegas do UNISAL.  Seguimos o mesmo objetivo, levar informações as pessoas e ajudá-las de alguma forma. Muito gratificante, uma conquista e um sonho realizado. Agradeço ao UNISAL e a todos os envolvidos”, compartilhou o aluno Caio Fernando.

Conheça o livro e confira o capítulo dos alunos autores! Clique aqui e acesse o E-book.