Aluno do UNISAL é beneficiado por Bolsa de Pesquisa da FAPESP

Publicado em: 05/08/2019
Da esquerda para a direita: Professor Renann com o aluno Adhemar

Futuro Engenheiro Mecânico estudará sustentabilidade e deseja promover geração de renda com descarte correto de resíduos

O jovem Adhemar de Carvalho Monteiro Junior é aluno do 6° semestre de Engenharia Mecânica no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena e, recentemente, foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

A oportunidade surgiu a partir do projeto apresentado por Adhemar que propõe o desenvolvimento de um equipamento para a reutilização de óleo de cozinha. A proposta é que seja algo prático, que facilite o armazenamento e a reutilização de óleo de cozinha, transformando-o em sabão ecológico e facilitando seu manuseio e descarte correto deste resíduo. A sustentabilidade adotada no conteúdo da pesquisa foi relevante para que a FAPESP entendesse a importância desse tema e aprovasse o projeto.

O professor Renann Pereira Gama, docente do curso de Engenharia do UNISAL, acompanhou todo o processo do aluno nessa conquista. “Mesmo em instituições públicas a aprovação de trabalhos por essa agência de fomento é uma tarefa difícil, principalmente pelo alto nível de cobrança e exigência da FAPESP”.

Adhemar, que está muito animado, conta que o objetivo é analisar o impacto ambiental proveniente do descarte incorreto deste resíduo e, com isso, desenvolver uma forma menos agressiva ao meio ambiente.

“A produção deste produto poderá, ainda, reduzir gastos domésticos na compra de sabão e gerar renda extra para quem tiver esse interesse. Essas pessoas poderão utilizar o equipamento para auxiliar na produção de sabão que, por sua vez, poderá ser ofertado às residências e aos pequenos restaurantes”, concluiu.