Aluno do UNISAL realiza intercambio na Colômbia

Publicado em: 18/08/2019

A partir de um trabalho iniciado no intercâmbio, o aluno Thiago foi premiado no LACCEI 2019

Thiago Luiz de Moraes Barbosa, aluno do 8º semestre do curso de Engenharia de Computação no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNSIAL, Unidade Campinas, Campus São José, concretizou mais um sonho: realizou seu segundo intercâmbio acadêmico. “Conhecer diferentes culturas sempre foi um sonho meu. Com esse intercâmbio na Fundación Universitaria Antonio de Arévalo – UNITECNAR, e um outro que realizei no ano passado na FAU (Florida Atlantic University – EUA), consegui chegar um pouco mais perto disso”, alegra-se Thiago.

A Profa. Dra. Zaida Jova Aguila, coordenadora de iniciação cientifica e docente dos cursos de Engenharia do UNISAL, foi a organizadora do Intercambio, em parceria com Decana da Faculdade de Ciências da Engenharia e Diretora Encarregada do Centro de Relações Internacionais da UNITECNAR, Profa. Ms. Libis Valdéz.

“Ficou, mais uma vez, evidente que o trabalho em equipe e o compartilhar do conhecimento é muito importante, pois, criam-se vínculos acadêmicos internacionais com profissionais de renomada experiência na área”, conta a professora Zaida.

Neste intercâmbio (21 a 28 de junho) o aluno participou de atividades e projetos de pesquisa com temas de interesses recíprocos e adquiriu experiências no âmbito acadêmico e cultural. “Aprendi um novo jeito de programar, e considero que a parceria entre as Instituições contribuiu para me dar mais força de vontade e disponibilidade de aprender novos conceitos”, conta o aluno.

Mais conhecimento e um prêmio no LACCEI 2019

Dentro da UNITECNAR, Thiago conheceu os departamentos de investigação e pesquisa, realizando um trabalho de pesquisa com o grupo de projetos no desenvolvimento de um aplicativo de controle de avaliações de Posters, que foi apresentado na 17ª Conferência Internacional do Consorcio Latino americano de Engenharia – LACCEI 2019, na Jamaica, a maior conferência das Américas sobre assuntos relacionados a inovações tecnológicas. O artigo apresentado por Thiago foi “Laboratórios remotos e as suas contribuições para os estudos na área de programação”.

“Participei do LACCEI 2019 representando o Brasil, sendo o único participante brasileiro, e com artigo em português. Fiquei muito feliz, pois recebi o prêmio de 3º lugar na categoria poster competition. Conheci alunos e professores de vários países diferentes e comecei projetos diferentes, com cooperação entre o UNISAL e outras faculdades, como a UNITECNAR (Colômbia) e a FAU (EUA)”, explica Thiago.

O UNISAL conta com uma “Política de Internacionalização” bem definida e alinhada às exigências atuais do Ministério da Educação (MEC), com ações, parcerias e acordos em prol da formação acadêmica e cultural de alunos e docentes.

“Na minha vida acadêmica, o UNISAL tem um papel fundamental, pois, sem ele não teria realizado nenhum desses intercâmbios. Acredito que participar de conferencias internacionais e de intercâmbios é muito importante, pois, saímos da nossa realidade e do nosso cotidiano para conhecer/viver em uma outra cultura/ realidade, fazendo um network e agregando o nosso conhecimento a essa cultura e vice-versa’, concluiu Thiago.