Aluno do UNISAL integra time 2020 da RUE

Publicado em: 09/10/2020

O estudante que deseja participar do Ranking das Universidades Empreendedoras participa de um processo seletivo para ser aprovado

O jovem Álvaro Cesar de Oliveira Garcia Junior, aluno do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, Campus São Joaquim, está entre os selecionados para compor o time do Ranking de Universidades Empreendedoras do Brasil.

O Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) é um estudo feito pela Brasil Júnior, uma confederação brasileira de empresas juniores. O time de estudantes que integram o RUE tem o compromisso de levantar dados para classificar o empreendedorismo nas universidades brasileiras. O levantamento é realizado a partir da percepção de 15 mil estudantes de 123 universidades das 27 unidades federativas.

Ao longo da Graduação no UNISAL, Álvaro liderou a fundação Empresa Júnior ValeJur, primeira Empresa Júnior de Direito do Vale do Paraíba. Após dois mandatos como presidente, a equipe recebeu o reconhecimento como Empresa Júnior de Alto Crescimento.

Álvaro quando era presidente da ValeJur

“Esse meu contato com o Movimento Empresa Júnior fez com que eu me encantasse também com a educação empreendedora. Na ValeJur pude, em conjunto com uma equipe maravilhosa, desenvolver planejamentos estratégicos, pesquisas de mercado, pesquisas de clima organizacional, estruturar as etapas de execução dos serviços, estruturar área de vendas, inbound marketing, tratativas com clientes, precificação de serviços, coleta de NPS, entre outras funções importantes”.

Cursando o último semestre do curso que escolheu como profissão, Álvaro diz que acertou na escolha profissional e na instituição que contribuiu com sua formação.

“Escolhi o curso, pois sempre acreditei que, antes de dizer se está certo ou errado algo, precisaria entender de fato como as coisas funcionavam, bem como o porquê de serem assim. A escolha pelo UNISAL foi natural, pois, sem dúvidas, é a melhor universidade da região e isso é evidente nos resultados que anualmente conquistamos, além das inúmeras atividades extracurriculares disponíveis e da abertura para que os alunos liderem seus próprios projetos na universidade”, declarou.

De acordo com Prof. Bruno Creado, coordenador do curso de Direito do UNISAL, Unidade Lorena, quando um aluno conquista um feito positivo por suas habilidades e competências percebemos o quanto é essencial desenvolver o protagonismo, base da educação salesiana.

“Conquistar uma vaga na RUE é o reconhecimento máximo do trabalho realizado ao longo da trajetória do nosso aluno, passando por uma árdua seleção para integrar o time, desbancando alunos de outras universidades que detém empresas juniores há muito mais tempo. É uma alegria ter participado de perto, com orientações e apoio”, afirmou.

Ao integrar o Time 2020 do Ranking das Universidades Empreendedoras, Álvaro poderá contribuir para tornar o ensino superior brasileiro cada vez melhor, seja para os docentes, discentes e bem como para toda a sociedade. “Acredito que o meu diferencial nessa fase foi ser assertivo quanto a estratégia a ser adotada, que se pautou principalmente na consolidação de parcerias com entidades com missões semelhantes à RUE. Foi o que contribuiu com a minha aprovação no processo seletivo”, explicou.

O CdE, Centro de Empreendedorismo do UNISAL também contribuiu muito para o desenvolvimento empreendedor de Álvaro, bem como outros professores e amigos. “Algumas vezes fui convidado a compor a mesa de entrevistadores da Roda Empreendedora (CdE), oportunidades nas quais pude aprender com a experiência de profissionais referências no mercado. Realmente uma formação completa”, disse.

Hoje, as vésperas de se formar, o aluno do UNISAL já passou na primeira fase da OAB e aguarda a prova de 2ª fase. Já recebeu convites para trabalhar em escritórios na cidade de São Paulo e Campinas e segue com muitas oportunidades que construiu.

“Vimos uma evolução no Álvaro em relação às áreas do Direito, como contratual, empresarial, autoral, dentre outras. Vimos, também, a capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar a opinião diversa, de dialogar, de compor ideias, e até mesmo de respeitar hierarquias. Isso é muito importante na carreira profissional e ficamos felizes em observar tamanho desenvolvimento em nossos alunos”, complementou o prof. Bruno.

Ao olhar para tudo o que construiu por meio de uma educação com foco no protagonismo, Álvaro se sente preparado para continuar a conquistar novos e maiores sonhos com o Direito.

“Sempre possui uma paixão por empreendedorismo e por todo o ambiente empresarial e, então, sabia que o Direito poderia me abrir portas. No UNISAL recebi o apoio e a orientação necessária para trilhar o meu próprio caminho”, concluiu.