Aluna egressa de Psicologia do UNISAL celebra trajetória acadêmica

Publicado em: 17/02/2020

Com bolsa Santander Ibero-americano pelo UNISAL, Rayane realizou o sonho da internacionalização acadêmica

Rayane Martuchi está entre os alunos que se formaram em Psicologia no final de 2019, na Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano. Na sua trajetória acadêmica, a aluna recém-formada tem orgulho de tudo o que produziu ao longo de 5 anos, e celebra o diploma da Universidad Complutense de Madrid, que conquistou a partir do protagonismo que desenvolveu no UNISAL.

Em Madrid, Rayane recebeu o diploma no curso de “Atención Integral en Violencia de Género”, sendo a única brasileira que possui essa formação internacional, o que há de mais atualizado nos referenciais europeus sobre o tema.

“Quando eu iria imaginar que no último ano de graduação eu seria uma entre 7 bolsistas do Santander ibero-americano pelo UNISAL? Esse prêmio veio com gostinho de vitória, daqueles que a gente se enche de orgulho mesmo porque foi conquistado com o meu trabalho, dedicação e excelência, graças a todas as pessoas e oportunidades que me foram abertas”, conta emocionada.

Tantas conquistas, hoje são celebradas por Rayane, que agora é psicóloga formada, e que, enquanto aluna, desenvolveu projetos de iniciação científica e de extensão universitária, sendo bolsista por quatro anos consecutivos.

Além disso, escreveu um capítulo no e-book “Saúde Mental: Teoria e Intervenção”, com a temática “Serviços-Escolas e Políticas Públicas de Saúde: um relato de experiência”, contando sobre implementação do Serviço de Psicologia Aplicada do curso de Psicologia do UNISAL, Unidade Campinas, além de outros dois capítulos de livro nos temas de gênero e sexualidade.

Para chegar ao diploma em Madrid foram longos caminhos trilhados. “Em 2015, quando escrevi meu primeiro projeto de iniciação científica não tinha noção dos frutos que iria colher anos depois. Saí do Brasil no tamanho de uma sementinha, sem saber se conseguiria sobreviver fora da minha terra natal, enfrentando todas as intempéries do mundo. Voltei com a certeza de que eu posso germinar e florescer onde quer que eu vá”, concluiu.