Aluna do UNISAL será representante do Brasil em Conferência da ONU, em Nova York

Publicado em: 19/11/2019
Foto: www.cwmun.org

Bettina Bueno Biondi tem apenas 20 anos, é aluna do 6º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, e acaba de receber uma excelente notícia: conquistou uma bolsa, e será a representante brasileira a participar do Change the World Model United Nations (CWMUN) em Nova York (EUA). Trata-se de uma conferência internacional, realizada anualmente, que conta com a participação de mais de 3.500 estudantes de todo o mundo, que debatem as principais questões da agenda política internacional.

Para participar do evento, que será realizado de 27 a 29 de março de 2020, foi necessário passar por um processo avaliativo, que incluiu uma entrevista em inglês com uma diplomata de Roma. A aluna foi questionada sobre os temas da Conferência, como limites da liberdade, democracia, migração e mudanças climáticas, e foi aprovada.

 “O curso de Direito aqui do UNISAL ampliou, significativamente, minha visão de mundo e foi fundamental para essa conquista. Os estudos para a prova internacional foram conciliados com a rotina corrida do meu curso”, revela.

A conferência CWMUN Change the World foi realizada pela primeira vez em 2012, e a edição de Nova York é a mais prestigiada de todos os eventos relacionados ao Programa Mundial da CWMUN. Essa é uma oportunidade em que mais de 140 países diferentes participam. Todos os estudantes envolvidos trabalham como embaixadores, representando os Estados membros das Nações Unidas.

Durante o evento, os estudantes elaborarão resoluções sobre temas propostos, o que deixa Bettina ansiosa e feliz. “Tenho certeza que será uma experiência incrível, pois, vou poder conversar com estudantes do mundo inteiro e, ainda, pensar em resoluções para problemas sociais mundiais”, avalia.

Na edição de 2020, o ex-presidente Bill Clinton fará a abertura do evento, como convidado de honra. A intervenção de convidados internacionais do mais alto nível político e diplomático do mundo, faz do CWMUN de Nova York um fórum internacional de grande prestígio, onde os jovens podem discutir e propor ideias, sempre mantendo constante respeito pelas posições e crenças dos demais.

Para Bettina, a alegria em conquistar essa oportunidade está relacionada ao orgulho que sente por fazer parte da família UNISAL. “No processo de seleção, o candidato tinha que estar cursando alguma universidade brasileira para almejar a bolsa. Com muito orgulho coloquei o nome do UNISAL em minha inscrição”, conclui.