Aluna de Psicologia recebe prêmio de melhor pôster na ENABRAPSO 2019

Publicado em: 17/12/2019

Alunos e docentes do Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL — estão vivenciando a alegria do reconhecimento acadêmico e profissional. Luana Selingardi, aluna de Psicologia do UNISAL, Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano, recebeu o prêmio de melhor pôster no XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ENABRAPSO 2019), apresentado juntamente com a professora do UNISAL, Maisa Elena Ribeiro.

Com o tema “Roda de conversas com agentes de educação infantil: um processo de subjetivação”, Luana afirma que esse trabalho é fruto do estágio profissionalizante em Educação I, II e III, que desenvolveu como seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e levou para a ENABRAPSO com o intuito de compartilhar suas experiências, enquanto estagiária de psicologia em uma escola de educação infantil, e para elucidar a importância do papel da psicologia nas escolas.

Para Luana, é essencial estar envolvida com a área acadêmica desde o início do curso, para que as boas oportunidades surjam, não apenas nos estudos, mas na vida profissional.

“Eu sempre quis trabalhar com pessoas e fazer a diferença, de alguma forma, e escolhi a psicologia, pois, me identifiquei muito com a área. Realizei três iniciações científicas ao longo da Graduação, ui monitora por dois semestres da disciplina Técnicas de Avalição Psicológica I e II, e participei da comissão de organização de alguns eventos. Além disso, fui mediadora da Oficina para confecção de brinquedos com sucata no UNISAL para doação numa instituição social, e todas essas atividades somaram muito na minha trajetória profissional”, conta.

De acordo com a professora Maisa, orientadora de psicologia, o papel do professor-orientador é essencial para o fomento de novas pesquisas, a partir do olhar de cada aluno em determinado assunto.

“O professor orienta o aluno a olhar para cada problemática além do senso comum, fazendo com que entendam seu papel como profissional a partir do prisma da Psicologia e, assim, reflitam teoricamente e de forma prática, tendo como apoio, também, a troca de experiências entre alunos e docentes. Estar envolvido em com vida acadêmica é essencial para o aluno”, destaca.

Professora e aluna concordam ao dizer que é muito importante a participação de estudantes em eventos acadêmicos, pois é um espaço rico para aprender a atuação prática do profissional e trocar experiências reais de trabalho nos diversos campos de atuação.  Luana vai além, afirmando que participar em eventos também é atuar politicamente para a quebra de estereótipos.

“Eu quero atuar de maneira ética e política para possibilitar a construção de uma Psicologia menos elitista, individualista e excludente. Pretendo fazer mestrado nessa área, pois, quero mostrar para as pessoas a importância do papel do profissional da psicologia em diversas áreas.

Luana é aluna salesiana desde o 2° ano do Ensino Médio, e diz que a escola salesiana e, posteriormente, o UNISAL, fizeram toda a diferença na sua trajetória e escolha profissional.  “Eu tive o privilégio de ser contemplada com uma bolsa de estudos, e tenho muito orgulho de ser aluna salesiana, pois a escola/universidade agregou muito, não só na minha vida profissional, por causa do ensino de qualidade excelente, mas foi uma instituição que também agregou muito na minha vida pessoal”, concluiu.