Na quarta-feira, 14 de setembro, Marcelo Scudeler, diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidades Americana e Piracicaba, participou da quinta reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, promovido pela Câmara Municipal de Americana.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) – municípios que utilizam sistemas integrados para coletar dados e usá-los no gerenciamento de recursos e ativos de maneira eficiente.
Na reunião, Scudeler apresentou o Congresso Cidades Inteligentes, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de novembro, no Campus Maria Auxiliadora do UNISAL. O projeto, que será realizado em parceria com o Poder Público Municipal, busca soluções urbanísticas para a cidade.
Um dos objetivos do congresso é buscar e propor soluções a quem de direito, para inserir o Município de Americana no patamar das Cidades Inteligentes. E difundir a cultura da inovação por meio de palestras, cursos, workshops, seminários e encontros de caráter formativo teórico ou técnico.
O evento será destinado à comunidade acadêmica do UNISAL, ao Poder Público e convidados externos, como a população local.
“Percebemos que, em Americana, existem várias iniciativas pontuais e isoladas. A ideia é que o congresso seja um instrumento para colocar essas iniciativas em uma única direção e buscar exemplos que possam ser implantados na cidade”, explica o diretor.
O Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia, foi criado no final de 2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). O objetivo é promover a integração dos trabalhos existentes sobre o tema na cidade e debater experiências de sucesso.
Assista aqui na íntegra a reunião do Fórum
Texto: Renata Moraes / Comunicação e Marketing UNISAL.
Fotos: Comunicação e Marketing UNISAL Americana.