Visando oferecer à comunidade projetos de extensão que atendam às demandas sociais, consolidando o compromisso da Instituição Salesiana de Ensino Superior de alcançar a transformação social, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, criou o projeto Amistad, com oficinas de Língua Portuguesa para a comunidade venezuelana.
A iniciativa surgiu com a necessidade de fazer com o que o UNISAL se tornasse um agente de desenvolvimento e fortalecimento das comunidades venezuelanas locais, auxiliando na sobrevivência digna dessas famílias; na inserção no mercado de trabalho e na sociedade local; no conhecimento da cultura local, no resgate e fortalecimento da cultura nativa desses povos.
As oficinas começaram em novembro de 2021 e encerradas em maio de 2022, com 11 encontros que aconteceram aos sábados. As aulas contaram com o apoio de alunos e ex-alunos do UNISAL, que abraçaram o projeto.
No último, dia 27 de maio, no Salão do Júri na Unidade Lorena aconteceu a formatura dos alunos do Projeto Amistad. Além dos alunos da comunidade venezuelana e os voluntários do projeto, estiverem presentes na cerimônia: Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB, reitor do UNISAL; Prof.ª Dra. Grasiele Nascimento, diretora operacional; Silvia Oliveira, gerente financeiro; Prof. Marcos Corrêa, coordenador da Extensão Universitária da Unidade de Lorena; Prof.ª Dra. Suillan Gonzalez, docente do UNISAL; Maria Aparecida Gomes, vice-presidente da Caritas Diocesana de Lorena (SP).
A escolha do nome Amistad significa a amizade e cooperação entre os povos, e também pela tradução da palavra do espanhol para o português: amizade.
O projeto foi coordenado pela equipe da Pastoral de Universidade da Unidade Lorena.
Colaboração do texto: Kennedy Souza- Pastoral Universitária -UNISAL Lorena.