![Lideranças reunidas em videoconferencia](https://unisal.br/_back/wp-content/uploads/2021/12/6dd6d672-d7f7-47ae-9dcf-2a556a4326de-1024x576.jpg)
De 21 a 28 de novembro de 2021 na cidade do México, aconteceu a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, com o tema “Somos todos discípulos missionários em saída”, com participação da Pastoral UNISAL.
Como participante na modalidade virtual, representando os Salesianos do Brasil, bem como o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, a assessora de Pastoral do UNISAL, Unidade Lorena, Campus São Joaquim, Marcela Andrade, esteve presente para representar a juventude e a Pastoral Juvenil.
Recordando a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (CELAM) – Documento de Aparecida (2007), a assembleia reuniu lideranças eclesiais de toda a América Latina para um momento de escuta e partilha sobre o caminho da Igreja em nosso continente, a partir dos grandes desafios vividos neste tempo.
Desta forma, em sintonia com a Igreja, a Pastoral da Universidade, inserida no ambiente do ensino superior – UNISAL, tem a missão de ser sinal e portador do amor de Deus na vida dos jovens. Viver essa assembleia é escutar e partilhar os desafios pastorais. É assumir o compromisso pastoral de ser agentes de evangelização na comunidade educativa.
![Assessora de Pastoral à frente da imagem de Dom Bosco, posa para foto](https://unisal.br/_back/wp-content/uploads/2021/12/28168158_1241209802647978_4260294539424589727_n.jpg)
Com o nome “Discípulos missionários em saída”, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, o o Hino da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe convida todo o Povo de Deus no Continente a caminhar junto por uma Igreja mais missionária, em saída e sinodal.
“Estar presente neste momento de sinodalidade, portanto, é estar em comunhão com toda a igreja vivendo um tempo de kairós. É esperançar um mundo mais humano a partir de uma igreja missionária em saída. É representar a juventude como agentes de transformação”, concluiu Marcela Andrade.
“Vimos de Aparecida trazendo o fogo que nos impulsiona a sermos pregadores do Evangelho vivo que é Jesus Cristo. Hoje nossos povos clamam e a resposta deve ser urgente. Por um mundo mais humano, se renova nossa Igreja missionária e sinodal”. (Hino da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe)