Em 15 de junho de 2022, a Santa Sé anunciou a nomeação de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto como novo bispo da Diocese de Jundiaí (SP).
Dom Arnaldo estudou Filosofia no UNISAL, Unidade Lorena, entre os anos de 1989 e 1991. O novo bispo completou 25 anos de ordenação sacerdotal em 14 de maio deste ano e estava como bispo da Diocese de Itapeva (SP).
Com alegria, o UNISAL recebeu essa notícia, desejando ao novo bispo de Jundiaí um ministério fecundo e iluminado pelo Espírito Santo. Que essa nova missão confiada pela Igreja seja abençoada pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora.
O novo bispo de Jundiaí (SP)
Natural de São Paulo, dom Arnaldo, nasceu em 11 de abril de 1967. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras na UNISAL, em Lorena (SP), e Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos”, em Marília (SP). Frequentou cursos de direção espiritual no Institute for Spiritual Leadership em Chicago, nos Estados Unidos, e de capelania hospitalar no Mater Misericordiae Hospital, em Dublin, na Irlanda. Além disso, obteve a licenciatura em Pastoral Counseling na Loyola University of Chicago.
Dom Arnaldo recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997 e foi incardinado na diocese de Araçatuba (SP). Em seu ministério sacerdotal desempenhou as funções de pároco da paróquia de São Brás, em Birigui (SP); vigário paroquial da Paróquia Saint Roman, em Chicago. Foi também diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos em Marília (SP) e pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP), e reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba (SP).
Foi nomeado bispo em 4 de maio de 2016 e ordenado em 17 de julho do mesmo ano. Em 25 de julho de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Itapeva (SP). Em 19 de outubro do mesmo ano, nomeado como o sexto bispo desta Igreja particular, que foi criada em 2 de março de 1968 pelo Papa Paulo VI.
Com informações da CNBB.
Créditos da imagem: Bruno de Lima – Pascom da Catedral de Itapeva.