Professora do UNISAL é premiada na 32ª edição da medalha Força da Raça

A Professora do Curso de Psicologia e Coordenadora do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Campinas, Maisa Elena Ribeiro, foi uma das premiadas da 32ªedição da medalha Força da Raça. A honraria é concedida pela entidade do movimento negro de Campinas, que leva o mesmo nome do prêmio, fundada em abril de 1990, visando lutar por igualdade de oportunidades para a população negra.

A homenagem é destinada às pessoas que se destacam por seus feitos na luta e combate a todas as formas de preconceito e discriminação, na educação, cultura, nas ações sociais e em vários setores da nossa sociedade.  

Em 2022, a premiação foi realizada no dia 25 de novembro, no salão de eventos do Hotel Vila Rica, em Campinas (SP); ao todo, 13 pessoas receberam o prêmio. Estavam presentes lideranças políticas, religiosas, jurídicas e acadêmicas que têm atuado na pesquisa e atuação no âmbito das relações étnico-raciais. 

A medalha foi entregue pela comendadora Edna de Almeida Lourenço, referência na luta e combate ao racismo no Município.

“Sinto-me muito orgulhosa e fortalecida de estar dentre tantas pessoas incríveis que são grandes inspirações para mim que já receberam e/ou estavam recebendo o prêmio. São muitos os desafios que temos, principalmente no âmbito institucional, mas estar em uma festa tão linda, permeada de afeto, alegria e esperança me dá forças para persistir, resistir e reexistir nessa luta que é coletiva e cotidiana para o enfrentamento das desigualdades raciais. Agradeço a todas as pessoas que vêm atuando comigo no Núcleo Étnico-Racial do UNISAL, principalmente os estudantes, aqui representados pelas alunas do curso de Psicologia, Amanda Frazão e Ana Carolina Silva dos Santos. Outros estudantes que não puderam estar na premiação, mas que também têm tido grande atuação no núcleo étnico-Racial do UNISAL são: Rafael Felipe de Oliveira da Silva e Janaína Cíntia Alexandre da Silva”, declarou a docente premiada.

No ano 2000, a professora Luci Chrispim, também do Núcleo Étnico-Racial do UNISAL foi agraciada com esta premiação.

Texto: Edição: Renata Moraes com informações da Professora Maisa Elena Ribeiro.

Fotos: arquivo pessoal da Professora Maisa Elena Ribeiro.

compartilhe:

outras notícias