O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana em parceria com o Centro Cultural Candeeiro e a União de Negras e Negros pela igualdade (UNEGRO), das cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste (SP), realizou em 13 de maio de 2022, intervenções culturais durante o intervalo das aulas, no campus Maria Auxiliadora.
As ações foram realizadas através do Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais, com apoio da Pastoral Universitária e Coordenação da Missão Institucional (CMI).
“A data de 13 de maio há tempos vem sendo pontuada, sobretudo pelos Movimentos Negros, como uma data que demanda reflexão e não comemoração, inclusive a data foi instituída como Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. A intervenção proposta contou com a fala de Benedito Samuel Barbosa que abordou algumas histórias do povo preto, como a Abolição da Escravatura e a Guerra do Paraguai”, comentou a professora Mayara Coelho, responsável pelo núcleo de educação das relações étnicos –raciais da Unidade.
Segundo a docente, as falas de Mestre Dito, foram articuladas a músicas afro-brasileiras performadas por outros três integrantes dos coletivos: Áurea, Eduarda (Duda) e Marcelo, que além de tambores e outros instrumentos de percussão, também performaram gestos coreográficos de Jongo.
“As intervenções objetivaram sensibilizar a comunidade universitária à afirmação de narrativas diversas e a cultura afro-brasileira”, finalizou.
Texto: Profª Mayara Coelho — Núcleo de educação das relações étnico-raciais.
Fotos: Diretório Acadêmico de Comunicação – UNISAL Americana.