No último dia 31 de maio, data em que a Igreja Católica comemora a festa da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, os alunos e alunas do Programa Idade Ativa do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Santa Teresinha, se reuniram para celebrar a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da família salesiana.
Repetindo uma tradição presente nas diversas obras salesianas espalhadas pelo mundo, cerca de 70 alunos e alunas do Programa, escreveram suas preces, agradecimentos e pedidos numa carta direcionada à Mãe Maria.
A tradição consiste em escrever uma carta de agradecimento ou preces destinadas a Nossa Senhora Auxiliadora. Essa prática foi iniciada por Dom Bosco que incentivava os meninos do oratório a escrever uma carta para a mãe do céu. Após a queima das cartas os alunos recebiam uma resposta, escrita pelo santo fundador dos salesianos e entregues aos meninos do orfanato.
Bruno Queiroz de Souza, colaborador da Pastoral do Colégio Santa Teresinha, falou da importância de Maria Auxiliadora na trajetória e na missão de Dom Bosco e motivou a participação de todos, entoando cantos de louvor e fizeram a queima das cartinhas.
Momento de agradecimentos e súplicas, na expectativa de que, a fumaça se eleve em forma de oração e chegue a Deus por intermédio de Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
A professora Bárbara Simões, que teve oportunidade de participar da cerimônia de queima das cartinhas pela primeira vez, ficou muito impressionada com a experiência e o simbolismo que esta carrega. E, é claro, ninguém saiu sem resposta à sua carta. Todos receberam palavras de incentivo, motivação para continuarem firmes em sua jornada diária.
Texto e fotos: Prof.ª Karen Simões Monteiro – Campus Santa Teresinha