A Neurociência como aliada no processo educacional: principais aspectos.

Teams: o link será enviado com 24h de antecedência.

TIPO DE EVENTO

O desejo de compreender a natureza que nos cerca é inerente ao ser humano. Entender o funcionamento do cérebro e a forma como ele “aprende” e armazena o conhecimento trouxe novas formas de educar e novos desafios para o profissional da área. Nesta conversa apresentaremos um breve histórico do desenvolvimento da Neurociência, as atividades neuronais, as diversas áreas do encéfalo bem como as suas respectivas memórias e uma revisão dos conceitos básicos das atividades neurais. Num segundo momento, abordaremos a maneira como os processos de aprendizagem podem ser enriquecidos quando as atividades funcionais da mente são levadas em consideração e contempladas no desenvolvimento pedagógico do estudante. Para além de atividades de memorização de regras e algoritmos (embora esses ainda tenham um papel importante no processo de ensino e aprendizagem) veremos como a aplicação de atividades diferenciadas podem aumentar a performance cerebral e que erros cometidos também são aliados no processo educacional e porque, do ponto de vista da Neurociência, ele deve ser valorizado

DATA

10-02-2022

HORÁRIO

19:30 - 21:00
Tags: educação

PALESTRANTE : DRA MÁRCIA OLIVEIRA

MINI-CURRÍCULO DA PALESTRANTE

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutorado em Ciências (Física/Neurofísica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua há mais de 10 anos com a docência em cursos de graduação em Engenharia, Enfermagem e Biomedicina. Também leciona em cursos de pós-graduação e participa, como convidada, em bancas de mestrado. Possui diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais nas áreas de Medicina e Odontologia nos quais apresenta os resultados do seu trabalho em análise de imagens. Nos últimos 4 anos também tem atuado no ensino fundamental e médio com metodologias ativas (aprendizagem baseada em projetos).

DATA : 10/02/2022

HORÁRIO : 19h30-21h

LOCAL DO EVENTO: Teams, o link será enviado com 24h de antecedência.

Dúvidas: fatima.delphino@unisal.br

 

APRESENTAÇÃO

O desejo de compreender a natureza que nos cerca é inerente ao ser humano. Entender o funcionamento do cérebro e a forma como ele “aprende” e armazena o conhecimento trouxe novas formas de educar e novos desafios para o profissional da área. Nesta conversa apresentaremos um breve histórico do desenvolvimento da Neurociência, as atividades neuronais, as diversas áreas do encéfalo bem como as suas respectivas memórias e uma revisão dos conceitos básicos das atividades neurais. Num segundo momento, abordaremos a maneira como os processos de aprendizagem podem ser enriquecidos quando as atividades funcionais da mente são levadas em consideração e contempladas no desenvolvimento pedagógico do estudante. Para além de atividades de memorização de regras e algoritmos (embora esses ainda tenham um papel importante no processo de ensino e aprendizagem) veremos como a aplicação de atividades diferenciadas podem aumentar a performance cerebral e que erros cometidos também são aliados no processo educacional e porque, do ponto de vista da Neurociência, ele deve ser valorizado.