UNISAL Campinas sedia a XXII Mostra de Produção Científica

No sábado, 26 de novembro, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, realizou a XXII Mostra de Produção Cientifica e XI Seminário de Extensão. Com o tema “A prática da cidadania no desenvolvimento da sociedade”, a edição 2022 aconteceu na Unidade Campinas, Campus São José.

O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre estudantes, expositores, avaliadores e público em geral. A programação iniciou com um café da manhã para momento de acolhida e de networking dos participantes.

Após as falas de boas-vindas do Reitor e Pró-reitores do UNISAL, houve a palestra de abertura sobre o impacto da inovação na sociedade, com o Prof. Dr. Rangel Arthur, da Inova Unicamp. Em seguida, aconteceram apresentações dos trabalhos de pesquisa e iniciação científica, produzidos pelos alunos do UNISAL.

Sobre a Mostra

A Mostra Científica e o Seminário de Extensão do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, constituem um espaço de fomento à pesquisa para a comunidade acadêmica interna e público externo, com trabalhos e projetos voltados à formação humana, cidadã e técnico-científica. Buscam, nesse sentido, promover a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e extensão, certos de potencializar a educação em direitos humanos e a educação sociocomunitária, em prol de uma sociedade mais justa, solidária e responsável.

O principal objetivo do evento foi contribuir com a formação humana e acadêmica de cada participante e possibilitar o despertar e desenvolvimento de novas pesquisas, em profunda sintonia com o desenvolvimento sustentável e cultural da sociedade.

UNISAL excelência na relação entre a pesquisa e a sociedade

“A XXII Mostra de Produção Científica e XI Seminário de Extensão promovidos pelo UNISAL, neste ano de 2022, sob a temática da Prática da Cidadania no Desenvolvimento da Sociedade, procurou tornar ainda mais visível a missão institucional do UNISAL como centro de excelência na relação entre a pesquisa e a sociedade, devolvendo à comunidade os resultados do empenho docente e discente, com soluções, análises e possíveis encaminhamentos aos problemas reais enfrentados no quotidiano da vida nas cidades”, enfatizou o Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, Reitor do UNISAL.

Protagonismo e contribuição para a transformação da sociedade

 “A Mostra Científica e o Seminário de Extensão constituem o mais importante evento acadêmico do UNISAL.  Coroando os trabalhos discentes de pesquisa e extensão desenvolvidos durante todo o ano, o evento partilha os resultados e experiências vivenciadas pela comunidade de aprendizagem.

A integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, se faz presente no UNISAL, em todo o processo de aprendizagem discente, objetivando o desenvolvimento de soluções a problemas reais da sociedade.

Além disso, essa construção investigativa e crítica de percurso formativo vem de longa data, considerando que estamos na 22ª edição do evento.

Parabenizamos toda nossa comunidade de aprendizagem pelo protagonismo e pela contribuição para a transformação da sociedade! ”, comentou a Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação.

O Ensino Superior é um campo de fomento, produção e socialização de conhecimentos

“A XXII Mostra de Produção Científica e XI Seminário de Extensão demonstrou que o ensino superior é um campo de fomento, produção e socialização de conhecimentos fundamental para o desenvolvimento das pessoas, profissionais e da sociedade em geral. O expressivo número de trabalhos apresentados nas mais diversas áreas da ciência e do conhecimento revela que o ensino superior é um campo propício e fecundo para aproximar a comunidade de aprendizagem da comunidade externa.

Cada qual, a seu modo e conforme a sua própria natureza, torna-se educadora e aprendiz quando se aproximam e cooperam. O evento tornou-se ainda mais expressivo e especial pelo lançamento do e-book dos núcleos institucionais do UNISAL: “Brasil: 200 anos de independência, democracia e política: avanços, problemáticas e desafios”, fruto do trabalho, pesquisa e produção de conhecimentos entre docentes, discentes e a participação da comunidade externa. Parabéns a toda a equipe organizadora, professoras, professores, alunas, alunos e “a Unidade de Campinas, que tão bem nos acolheu”, destacou o Padre Roque Luiz Sibioni, Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral.

Texto: Renata Moraes, com informações de Klaus Lautenschlaeger.

Fotos: Klaus Lautenschlaeger, da Unidade Campinas.

compartilhe:

outras notícias