Alunas de Pedagogia do UNISAL Piracicaba realizam projeto social de reforço escolar

No início de maio, alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Piracicaba, iniciaram um projeto social dedicado a oferecer aulas gratuitas de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Dr. João Chiarini.

O projeto é realizado em parceria com a Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, na Vila Rezende, em Piracicaba (SP), um bairro próximo ao UNISAL.

Participam do projeto, como facilitadoras da aprendizagem nas duas disciplinas, as alunas Edyeli Moraes e Juliana de Oliveira (5º e 7º semestres, respectivamente) do Curso de Pedagogia do UNISAL.

“O projeto está sendo desafiador, pois nunca havíamos trabalhado com essa faixa etária antes, e tem contribuído muito para nossa formação e aprendizagem. Estamos vivenciando, na prática, como é estar à frente de uma sala de aula”, relata Juliana.

Além do voluntariado em prol dos estudantes do ensino médio, o projeto oferece às alunas de Pedagogia a oportunidade de aprendizagem da docência na educação não formal. “Tem sido uma experiência muito desafiadora, um processo de aprendizagem profissional e pessoal. Estou aprendendo e colocando em prática tudo o que vejo em sala de aula. Espero retribuir um pouco desse aprendizado a esse grupo de alunos”, conta Edyeli.

Parceria e protagonismo

Contribuir com o trabalho pedagógico da escola e colaborar com a aprendizagem de alunos que se encontram com dificuldades nas duas disciplinas curriculares, visando a melhoria do seu desempenho escolar, são alguns dos principais objetivos do projeto social.

“O Curso de Pedagogia do UNISAL está sendo um parceiro significativo, na transformação social, por meio da Educação”, ressalta o idealizador do projeto, Vagner Ferreira, da Sociedade de São Vicente de Paulo. O projeto de reforço escolar, acrescenta, “está totalmente alinhado à ideia de mudança sistêmica, em proveito de jovens assistidos pela Sociedade de São Vicente de Paulo”. E as alunas do UNISAL estão contribuindo bastante com a iniciativa, de acordo com Vagner.

O projeto tem a supervisão pedagógica da Prof.ª Dra. Adrivânia M. Valério Honório, coordenadora do curso de Pedagogia do UNISAL, Unidade Piracicaba: “Essa iniciativa prática em reforço escolar permite a quem ainda está em período de formação, como é o caso da Edyeli e da Juliana, uma enriquecedora e fundamental experiência para ser protagonista na área de seus estudos”, conclui a coordenadora.

Texto: Renata Moraes

Fotos: Adrivânia M. Valério Honório.

compartilhe:

outras notícias