Salesiano irmão, enfermeiro, dedicou sua vida aos doentes e aos pobres
A Família Salesiana no mundo todo está em festa: no próximo domingo, 9 de outubro, o Beato Artêmides Zatti será canonizado no adro da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A canonização é o reconhecimento oficial da Igreja Católica da santidade de uma pessoa.
Por meio de uma mensagem em vídeo, o Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, convidou a todos da Congregação e Família Salesiana que, de várias maneiras, amam e apoiam a missão de Dom Bosco, a acompanharem o evento: “A canonização de Artêmides Zatti é uma grande festa para todos nós salesianos e, especialmente, para nossos irmãos coadjutores”.
Assista aqui o convite do Reitor-mor, X Sucessor de Dom Bosco.
Quem é o novo santo salesiano?
Zatti nasceu em 12 de outubro de 1880 em Boretto, Itália, em uma família de camponeses. No começo de 1897, obrigada pela pobreza, a família Zatti teve de migrar da Itália para a Argentina, estabelecendo-se em Bahía Blanca. Ali, o jovem Artêmides começou a frequentar a paróquia dirigida pelos Salesianos. Ele já contava 20 anos quando entrou para o aspirantado de Bernal e, ao dar assistência a um jovem sacerdote enfermo de tuberculose, contraiu a mesma doença.
O beato fez a primeira profissão religiosa como Salesiano Irmão em 11 de janeiro de 1908 e a profissão perpétua no dia 8 de fevereiro de 1911. Seu serviço não se limitava ao hospital: estendia-se a toda a região de Viedma, na Patagônia. Em caso de necessidade, deslocava-se a qualquer hora do dia ou da noite, com qualquer tempo, chegando aos abrigos da periferia, e tudo fazendo gratuitamente.
Em 1950, o incansável enfermeiro caiu de uma escada, ocasião que se manifestaram os sintomas de um tumor maligno que ele mesmo, lucidamente, diagnosticou. Continuou, entretanto, a cumprir sua promessa por mais um ano, até que se foi despedindo, também lucidamente, em 15 de março de 1951, cercado pelo afeto e gratidão de toda a população.
A sua vida é relatada no filme “Zatti, nosso irmão”, que foi apresentado no 8º Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, em Buenos Aires, em 2019, e teve a ante-estreia durante o Capítulo Geral 28, em 2020.
Assista aqui:
Com informações do Boletim Salesiano e Agência de Notícias Salesiana.