Setembro Amarelo é tema de roda de conversa no UNISAL Americana

Na segunda-feira, 19, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, realizou uma Roda de Conversa sobre a temática Setembro Amarelo, campanha internacional sobre a prevenção ao suicídio. A atividade foi organizada pela Biblioteca do Campus Maria Auxiliadora, e mediada pela Professora Nadini Brandão, do Curso de Psicologia.

A docente iniciou o bate-papo alertando sobre alguns sentimentos que merecem atenção, também conhecidos entre os especialistas como os três Ds: o desespero, a desesperança e o desamparo, elementos relacionados ao risco e à vulnerabilidade de uma pessoa tentar suicídio.

“Quando a gente se depara com uma pessoa que está desesperada, desesperançosa e desamparada diante da vida, ou de algum problema, de algo que ela não vê solução, a chance de ela tentar um suicídio é muito grande, porque o sofrimento se torna intolerável”, comentou a psicóloga.

Segundo a Professora, a melhor forma de auxiliar a pessoa, é reconhecer essas três características e orientá-la a buscar apoio, levar esperança e amparo. “Uma ajuda especializada de um psicólogo ou de um psiquiatra vai favorecer a pessoa a sair do momento de crise e desespero. Além disso, poder resgatar os vínculos sociais será muito importante”, pontuou a especialista.

Houve uma participação massiva dos alunos de Psicologia e de outros cursos também, de diversos semestres. Durante a conversa, os estudantes apresentaram alguns temas como o isolamento social, que acaba dificultando o acesso aos sentimentos e às necessidades das pessoas, e as dificuldades em aceitar as diferenças dos outros e como isso afeta os indivíduos.

“Foi um momento de compartilhar experiências pessoais, em relação ao que a gente tem observado e sentido, no que diz respeito ao nosso ritmo de vida e a forma de lidar com os problemas. Percebemos o quanto é necessário resgatar esses espaços de diálogo, que estão em falta hoje em dia”, comentou Angela Minatel, bibliotecária da Unidade Americana.

Texto: Renata Moraes, com informações de Angela Savana e Nadini Brandão.

Fotos: Angela Minatel

compartilhe:

outras notícias