9ª edição do projeto “Letra Viva” do UNISAL

Publicado em: 12/08/2019
Há nove anos, alunos de escolas públicas e privadas são convidados a participar do projeto com textos de própria autoria

Alunos e alunas do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidades Americana e Campinas, participaram de um projeto em parceria com a Editora Adonis. Trata-se do Projeto Letra Viva, que este ano completa nove anos.

A 9ª edição do Letra Viva recebeu 900 pessoas no UNISAL

A celebração da 9ª edição do Projeto foi realizada no UNISAL, Unidade de Americana, Campus Maria Auxiliadora, em 03 de agosto, recebendo 900 pessoas, entre alunos do UNISAL, crianças que foram autoras dos textos que compõem o livro, familiares, e os responsáveis diretos pelo Projeto, a Profª Regiane Rossi Hilkner, Profº Flávio Rossi, Profª Marta Mancini e Profº Antonio Wardison, Pró-reitor de Extensão e Pastoral do UNISAL, além dos representantes da Editora Adonis.

O Letra Viva tem o objetivo de incentivar letramento, criatividade e valorização dos saberes infantis, ao organizar livros com textos produzidos por alunos com idades entre 6 e 12 anos, de escolas públicas e particulares dos municípios de Americana, Campinas, Rio Claro, Artur Nogueira, Hortolândia, Jaú, Leme e Cordeirópolis.

A ação extensionista “Letra Viva” ocorre desde 2010 e participaram do Projeto, ao longo destes 9 anos, mais de 15.500 crianças e 200 alunos do UNISAL. Alguns desses alunos participantes, hoje são ex-alunos da Graduação, e outros são alunos de Pós-graduação do UNISAL.

Alguns já formados e atuantes no mercado de trabalho, mantém o vínculo com o Projeto, colaborando de forma voluntária. Esse compromisso que ainda têm, é fruto de uma proposta educativa do UNISAL, que forma o aluno de maneira integral, considerando a formação acadêmica, profissional e social. Esses profissionais levam a responsabilidade social para a vida e para o trabalho”, explica o professor Flávio Rossi, docente no UNISAL, Unidade Americana, e um dos responsáveis pelo Projeto Letra Viva.

A cada edição, a comissão de seleção das histórias e ilustrações é composta por alunos e professores do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação em Educação do UNISAL, unidades de Campinas e Americana. De acordo com a Profª Regiane, nesta 9ª edição foram recebidos 1.600 textos, dos quais, 128 foram selecionados para compor o livro.

Esquerda para direita: Profº Antônio Wardison, Marcelo Scudeler, diretor de operações da Unidade Americana, Profª Regiane Hilkner e Profº Flávio Rossi

A meta dessa equipe de voluntários em prol da educação, é ser um lócus privilegiado de construção e valorização dos saberes infantis ao viabilizar, por meio da organização de um livro, o incentivo à leitura e a competência criadora das crianças – que são as autoras de uma obra que não fica presa a um momento, ou a anos escolares.

Esse projeto se estende a outras crianças e adolescentes, e preserva dentro de cada autor mirim, a importante lição sobre a capacidade de escrever um livro, ou ser tudo o que sonhar, a partir de estudo direcionado, educação de qualidade e boas oportunidades.