VI Reunião Latino-Americana CDIO: inovação acadêmica na Engenharia e Tecnologia

CDIO

Os cursos de Engenharia do UNISAL – Unidade Lorena/São Joaquim promoveram entre 02 e 04 de maio de 2018 a VI Reunião Latino-Americana CDIO, discutindo o “Processo de Aprendizagem dos Cursos de Engenharia e Tecnologia”. O UNISAL foi a primeira instituição de ensino superior no Brasil a receber a certificação CDIO, e o evento teve por objetivo receber outras instituições para palestras nacionais e internacionais, workshops e congresso técnico, proporcionando o compartilhamento de experiências e novas qualificações profissionais a todos.

Profissionais da área de Engenharia e Tecnologia (incluindo docentes, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos) assistiram à palestra de abertura da programação com Fábio Garcia Reis, Diretor de Inovação do SEMESP e professor do UNISAL. O palestrante enfatizou a importância da qualidade no ensino superior, assim como a urgência de uma mudança sistêmica nas instituições de ensino para alcançar uma efetiva inovação acadêmica.

Ainda no primeiro dia, Gustavo Landgraf, do Grupo Engenho Consulting, apresentou tabuleiros de jogos que representam o chão de fábrica (Lean Board Game), demonstrando a resolução de problemas que surgem no dia a dia das empresas de tecnologia e engenharia. Esta dinâmica de treinamento da Engenho Consulting, uma das grandes referências do setor, já atendeu mais de três mil pessoas – incluindo os alunos das Engenharias do UNISAL. Giovana Aguiar, aluna de Engenharia Civil, conta que a atividade trouxe uma aprendizagem ampla, incluindo “a logística que devemos ter dentro de uma empresa para otimizar mão-de-obra/produção”, revelou.

Os alunos também puderam apresentar projetos interdisciplinares realizados na Unidade Lorena/São Joaquim. Thiago do Carmo, do curso de Engenharia Mecânica, divulgou os resultados do projeto de mão mecânica, um dos três projetos incentivados pelo programa institucional de Bolsas de Extensão. E no primeiro dia de atividades também foram realizadas palestras com Claudio Oyarzo Vera (Universidade Católica de la Santíssima Concépcion, no Chile) e Messias Borges Silva (USP, UNESP, MIT e Harvard).

No segundo dia, 03/05, o Diretor Acadêmico Wagner Sanches compartilhou alguns aspectos vividos na FIAP, instituição de ensino superior em que atua. Ele afirmou que investir na educação é como saltar de paraquedas – uma aventura que exige preparo, mas que é gratificante. “Neste novo cenário social, as gerações mais jovens estão nos alertando em que precisamos inovar”, afirmou.

Além de workshops e oficinas, o evento também trouxe a troca de experiências vivenciadas pelo Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) e o Laboratório de Inovação Acadêmica (LIA), ambos do UNISAL. Os docentes Ana Valéria Reis e Leandro Costa apresentaram aos participantes projetos dos dois núcleos que também convivem com o Centro de Empreendedorismo do UNISAL. “Fizemos com nossos docentes um contrato de aprendizagem. Eles assumem compromissos com a realização da inovação acadêmica, e o processo depende de todos nós para se tornar prático”, segundo Ana.

No terceiro dia, 04/05, o evento contou com a participação especial do Pe. Mario Bonatti, em um intervenção na palestra “O Líder do século XXI e suas competências”, de Rogério Galam (Instituto GALAM).

Atividades extras

Dentre as atividades extras, foram realizadas apresentações das universidades postulantes à iniciativa. Sergio Mazini, representante da UNITOLEDO, é um dos que disputam uma vaga de ingresso na iniciativa CDIO. “Desde 2016 almejamos ingressar no grupo. Entendemos que são ferramentas fundamentais para o processo de inovação acadêmica em uma IES. Desta forma, entender o perfil de nosso aluno, ansioso por resultado, para promover algo dinâmico, mostra-se fundamental”, revelou o docente.

Além desta atividade, houve passeio circuito religioso e uma tradicional feijoada no encerramento. Os participantes que apresentaram artigos científicos com a temática do evento terão os trabalhos transformados em um capítulo de livro (coletânea). Confira mais sobre o CDIO em http://unisal.br/ii-encontro-cdio-brazilian-meeting-reune-instituicoes-no-unisal-lorena/