UNISAL sedia etapa do Torneio Brasil de Robótica em 2018

Em 6 de outubro de 2018 os robôs estarão à solta em Lorena. A TecNia – Tecnologia & Aprendizagem em Robótica irá realizar, em parceria com o UNISAL, a etapa regional do Torneio Brasil de Robótica no Vale do Paraíba. O evento reunirá 30 equipes de toda a região em diversas categorias: Kids (03 a 05 anos), Middle (09 a 15 anos), High (15 a 19 anos) e University (idade mínima de 17 anos). E as equipes, formadas por estudantes de instituições públicas e privadas, buscam uma vaga para a etapa nacional do Torneio, prevista para dezembro de 2018, em local a ser definido. As equipes serão premiadas dentro de 4 quesitos de avaliação, com o objetivo principal de incentivar e promover os alunos nas áreas de tecnologia, ciências matemáticas e pesquisa.

O UNISAL foi escolhido para sediar o evento por ser um espaço de excelência acadêmica, além do reconhecido trabalho de inovação em pesquisa e prática pedagógica. “Nossa expectativa principal é a de transformar o ensino por meio da pesquisa, criatividade e inovação, utilizando atividades práticas como torneios de robótica para motivar nos alunos da educação básica e de graduação um maior interesse por atividades diferenciadas, que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para formação de um sujeito mais social, critico e participativo”, disse Deivid Fidalgo, representante regional do Vale do Paraíba.

O evento tem cunho educativo-científico-tecnológico, e prepara crianças, jovens e adultos para atuações diferenciadas em torneios científicos, tecnológicos e de robótica. “Com isso, conseguimos desenvolver um maior senso interdisciplinar, ou seja, permitir que as equipes envolvidas trabalhem em diversas áreas do conhecimento simultaneamente” – declara Deivid, citando um dos objetivos principais do TBR Vale do Paraíba: para vencer, cada equipe precisa construir um projeto com o tema “Ação pelo Trânsito Seguro”, e também desenvolver a capacidade de articulação, organização em equipe, assim como projetar, construir e programar um robô capaz de resolver, de modo autômato, os desafios apresentados pela organização do evento.

Quem pode participar do evento?

O evento será gratuito e aberto para visitação ao público em geral. Escolas de toda a região poderão visitar os estandes e interagir com as equipes, que apresentarão os projetos desenvolvidos. A etapa regional é também uma grande oportunidade para que as instituições de ensino dos arredores conheçam as inovações relacionadas à robótica educacional.

Como se inscrever?

Equipes de todo o Brasil podem se inscrever no site www.torneiobrasilderobotica.com.br. Basta selecionar umas das etapas regionais nas proximidades, ou entrar em contato com os representantes por meio do mapa interativo no site. Mais de 6.000 alunos de todo território brasileiro já participaram do Torneio Brasil de Robótica, que se tornou um dos eventos que mais crescem neste setor.

Torneio Brasil de Robótica – Regional Vale do Paraíba

Data: 6 de outubro, das 8h às 18h

Local: Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Unidade Lorena/São Joaquim

Rua Dom Bosco, 284  – Centro / Lorena-SP