UNISAL participa do Treinamento CONEP/CEP

O Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Me. Renan Antônio da Silva e o Prof. Dr. Eduardo Sartori, Coordenador da Comissão Institucional de Incentivo à Pesquisa, representaram o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL no Treinamento CONEP/CEP no dia 11 de setembro de 2017. Reunindo aproximadamente 40 pesquisadores que integram os diversos Comitês de Ética do Estado de São Paulo, o evento foi realizado pelo Ministério da Educação.

O treinamento iniciou-se pela manhã com a palestra do coordenador geral da CONEP, Prof. Dr. Jorge Venâncio, abordando temas como a bioética na pesquisa, o funcionamento de um CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e a submissão de projetos na Plataforma Brasil, um sistema eletrônico do Ministério da Saúde para inscrição e acompanhamento de projetos de pesquisa. No período da tarde, o encontro de formação abordou também a atuação de membros externos nos comitês de pesquisa.

Renan Antônio da Silva, que faz parte do Comitê de Ética do UNISAL, ressaltou o papel educativo do órgão. Para ele, ficou nítido no treinamento que um dos obstáculos nas pesquisas científicas é o desconhecimento do processo de regularização dos projetos. “As primeiras normas de ética em pesquisa surgiram, no Brasil, em meados da década de 70 e, desde então, a CONEP elabora determinações a serem trabalhadas com os pesquisadores a partir dos CEP’s de cada instituição”, esclarece.

Renan Silva e Eduardo Sartori