UNISAL no Seminário do Portal de Periódicos da CAPES

O Prof. Dr. Eduardo José Sartori, Coordenador Institucional de Pesquisa, representou o UNISAL no Seminário do Portal de Periódicos da CAPES, realizado nos dias 06 e 07 de novembro em Brasília-DF. O evento abordou a questão da abertura e do livre acesso às publicações científicas (“Open Access”), prática que vem se consolidando em todo o mundo e certamente beneficia toda a área de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Foram apresentados casos de sucesso implantados em diversos países, bem como iniciativas governamentais para incentivar o livre acesso à informação científica, o que vem sendo denominado como “Ciência Aberta” (Open Science). Segundo os organizadores, ainda há questões qualitativas e quantitativas sobre a garantia da manutenção da qualidade das publicações veiculadas nesse sistema, mas a solução para isso deve ser buscada de forma contínua e consensual. Também há que se balancear a questão da sustentabilidade das bases de acesso livre, através da promoção de programas institucionais e governamentais de fomento.

Foram apresentadas também as diversas iniciativas nacionais para o acesso livre à informação, destacando-se a base Scielo (http://www.scielo.org) e os portais do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação de Ciência e Tecnologia (http://www.ibict.br/), reforçando o papel do Brasil  na democratização da informação científica.

Mais informações podem ser obtidas na página da CAPES: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8624-seminario-internacional-discute-divulgacao-da-producao-cientifica-e-academica.