Lorena / São Joaquim
Direção: Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento
Horário de Atendimento
Telefone

(12) 3159-2033

Dúvidas? Acesse!

Estrutura
Sobre

A Faculdade Salesiana de Lorena, que em 1997 tornou-se uma das unidades do UNISAL, foi a primeira criada no Vale do Paraíba, e começou a funcionar nas dependências do Colégio São Joaquim, na Rua Dom Bosco, 284.

Ainda em 1952, os salesianos adquiriram o Palacete Machado Coelho de Castro, edifício situado na mesma Rua Dom Bosco, número 160, ao lado do Colégio.

Após algumas reformas e adaptações, o Palacete passou a funcionar como sede da faculdade.

Estrutura física

O Campus de Lorena chama-se São Joaquim e recebe mais de 4.500 mil alunos nos cursos de graduação, de extensão, de Pós-graduação lato sensu e no Mestrado em Direito.

A forte presença do UNISAL na comunidade é um dos diferenciais da Instituição.

Por meio do SPA – Serviço de Psicologia Aplicada, do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica e da Oficina Pedagógica, atende centenas de pessoas.

Diretoria Operacional

Diretora Operacional
Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento

Gerente Financeiro
P. Mauro Bombo

NPJ - Núcleo de Prática Jurídica

Advogados do UNISAL e estagiários do Curso de Direito atendem moradores de Lorena e cidades vizinhas que necessitam de orientação ou serviço jurídico, mas não têm condições de contratar um advogado.

O NPJ está localizado no 2º andar do Prédio Madre Mazzarello e funciona segunda e quarta-feira das 13h às 17h e das 18h às 20h30, terça, quinta e sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 19h e sábado das 8h às 12h .

SPA – Serviço de Psicologia Aplicada

Estagiários do Curso de Psicologia (4º e 5º ano) realizam atendimento psicológico para crianças, jovens e adultos, especialmente à população carente de Lorena e região. Os professores supervisionam os estagiários nos atendimentos realizados.

O SPA está localizado no 2º andar do prédio Madre Mazzarello e funciona das 08h às 12h e das 13h às 21h.

Oficina Pedagógica

Estagiários do curso de Pedagogia, orientados por professores, atendem crianças com dificuldade de aprendizagem. O atendimento inclui reuniões com os pais para acompanhar o desenvolvimento da criança.

A Oficina está localizada no 1º andar do Prédio Madre Mazzarello e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17 h.

Observatório de Violências nas Escolas

Desde 1997, a UNESCO-Brasil mantém uma linha de pesquisa que focaliza os seguintes temas: juventude, violência, cidadania e vulnerabilidade social. A criação do Observatório de Violências nas Escolas-Brasil – parceria estabelecida entre a UNESCO e a Universidade Católica de Brasília e o UNISAL – têm as funções de incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão, bem como propor recomendações às políticas públicas e desenvolver estratégias de prevenção e combate à violência escolar, propor saídas viáveis para o seu enfretamento.

O Observatório está localizado no 1º andar do Bloco F (próximo a Coordenação de Psicologia) e funciona das 13h30 às 18h.

Leia mais www.lo.unisal.br/nova/observatorio

Inovação Acadêmica

O UNISAL Unidade de Lorena iniciou, em 2011, um programa de pesquisas e capacitação de professores para a utilização de novas metodologias ativas de aprendizagem.

Peer Instruction (aprendizado pelos pares), PBL – Project Based Learning (aprendizagem por meio de projetos ou problemas); TBL – Team Based Learning (aprendizagem por times) são algumas das metodologias utilizadas por professores da unidade, e outras estão sendo introduzidas, com grande participação dos alunos.

Leia mais http://unisal.br/inovacaoacademica

Biblioteca
Possui um acervo de 71 mil livros e 117.500 periódicos, disponível aos estudantes, professores e ex-alunos do UNISAL e do Colégio São Joaquim.

Central de Atendimento ao Estudante
Resolve questões envolvendo Secretaria e Tesouraria, como requerimentos diversos, pagamento de matrículas, negociação financeira, entre outros.

Serviço Social
Atende aos alunos que solicitaram bolsa de estudo ou algum tipo de desconto nas mensalidades.

Laboratórios de Informática
Os laboratórios possuem 50 equipamentos que estão à disposição dos alunos para consultas à internet e produção de trabalhos. Os usuários devem apresentar o Cartão de Estudante para utilizar o serviço.

Ouvidoria
Os estudantes podem procurar a Ouvidoria do UNISAL para apresentar reclamações, sugestões ou esclarecer dúvidas sobre a instituição por meio da página unisal.br/ouvidoria.