Padre Lima participa da 55ª Assembleia Geral da CNBB

padre-lima-6 (a)O professor de teologia pastoral catequética do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade São Paulo, Campus Pio XI, P.  Luiz Alves de Lima, foi convidado para participar da 55ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu na cidade de Aparecida-SP, de 26 de abril e 05 de maio de 2017, onde assessorou os Bispos na redação e confecção do documento que foi apresentado no evento. O tema central do encontro foi a Iniciação à Vida Cristã e o tema prioritário foi a Educação no Brasil. Toda AG, em geral, se conclui com um documento oficial, que é a palavra definitiva e as orientações precisas sobre o tema central.

“Já participei de mais de cinco AGs da CNBB, de reuniões e assembleias de Regionais como assessor, como também de Congressos (vários internacionais) como palestrante”, diz P. Lima.

A AG é o maior acontecimento anual da Igreja do Brasil em termos de organização. Todo ano há uma AG de todos os bispos do Brasil, também os eméritos (esses, porém, não votam). A atual AG foi a 55ª, desde a fundação da CNBB, em 1952. No Brasil há quase  290 circunscrições eclesiais (Arquidioceses, Dioceses, Prelazias, Eparquias, etc.) com mais de 380 bispos, incluidos os eméritos. A CNBB se divide em 18 regionais (conjunto de dioceses, em geral dividido por estados). O objetivo da AG  é discutir os maiores e mais urgentes problemas da Igreja no território nacional. São tomadas decisões importantes para o bom andamento pastoral das Igrejas (dioceses). Todos os grandes documentos da Igreja são submetidos à discussão e aprovação da AG.