Mestrado em Direito: participações em eventos nacionais e internacionais

O Mestrado em Direito do UNISAL Lorena comemora os resultados obtidos no decorrer de 2017. Além de publicações de livros e artigos, 26 eventos no Brasil e na América Latina contaram com a presença e participação da Coordenação, Professores, Alunos e Ex-Alunos do Mestrado do UNISAL. Confira:

Na Universidade LaSalle – Unilassale, em Canoas-RS, o destino foi o I Encontro Regional Educação de Qualidade: um direito de todos, realizado em 24 e 25 de novembro e que abordou o tema “Educação em Direitos Humanos: dos dispositivos legais às práticas educativas”. A Prof.ª Dr.ª Regina Villas Bôas compareceu ao evento com Yasmin Juventino Alves Arbex (Aluna); Alcio Pereira (Aluno), Marcelo Machado Carvalho (Aluno), Gilmar Palomino dos Santos (Aluno), André Afonso de André (Aluno) e Durcelania da Silva Soares (Aluna).

O III Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política foi promovido de 24 a 27 de outubro na Universidade Federal do Paraná (Faculdade de Direito), em  Curitiba-PR, com a participação da Prof.ª Dr.ª Daisy Rafaela da Silva e Leandro Brum Rosa (Aluno especial).

O V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, realizado de 22 a 24 de novembro no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió-AL, teve como participantes a Prof.ª Dr.ª Ana Maria Viola de Sousa e Roberto Bastos de Oliveira Junior (Ex-Aluno).

O VIII Encontro Nacional e V Encontro Internacional do GT Ética E Cidadania (Anpof) teve como título “Liberdade política e o espaço público na crise do Estado de bem-estar-social: A Disputa entre a democracia e o capital especulativo oligopolista”. O Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella compareceu ao Encontro, realizado de 8 a 10 de novembro na Universidade Federal da Paraíba-PB.

O XXVI Congresso Nacional do Conpedi São Luís-MA foi uma das atividades acompanhadas por uma caravana do Mestrado: Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella, Prof.ª Dr.ª Milena Zampieri Sellmann, Dr.ª Regina Ver Villas Bôas, Cristiano Roberto Campelo (Aluno), Durcelania da Silva Soares (Aluna), Leonardo Saude Pereira (Aluno), Rodolfo Anderson Bueno de Aquino (Ex-Aluno), Nathanael Lisboa Teodoro da Silva (Aluno), Alexsandro Aparecido Feitosa de Rezende (Aluno) e Suhel Sarhan Junior (Ex-Aluno). O Congresso foi realizado de 15 a 17 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Durante o XLVII Ciclo De Estudos Jurídicos, que ocorreu de 6 a 10 de novembro, a Universidade FIEO – Unifieo (Osasco-SP) promoveu o V Seminário Regional Em Direitos Fundamentais, em parceria com o Mestrado em Direito do UNISAL. O evento teve a participação da Professora Dr.ª Ana Maria Viola de Sousa e da Dr.ª Maria Aparecida Alkimin.

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, promoveram em 12 de dezembro o debate A Moeda e a Lei, com o professor Gustavo H. B. Franco, autor de obra com o mesmo nome. Participaram da atividade, realizada na Universidade de São Paulo-USP, a Prof.ª Dr.ª Patrícia Nunes Lima Bianchi e Prof.ª Dr.ª Regina Vera Villas Bôas.

O II Congreso Internacional de Derechos Humanos, realizado entre 20 e 21 de abril pela Facultad De Derecho De La Universidad Católica Silva Henriquez, de Santiago do Chile, contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Alkimin, Prof.ª Dr.ª Ana Maria Viola de Sousa, Prof.ª Dr.ª Regina Vera Villas Bôas, Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Prof.ª Dr.ª Patrícia Nunes Lima Bianchi, Prof. Dr. Lino Rampazzo, Prof. Dr. Jaime Meira do Nascimento Junior, Cleonice Ferreira (Aluna), Leonardo Rodrigues Coelho Monteiro (Aluno), Durcelania da Silva Soares (Aluna), Ícaro Reinaldo Teixeira (Aluno especial), João Carlos Valentim Veiga Junior (Ex-Aluno), Fábia de Oliveira Rodrigues Maruco (Aluna), Alexandro Conceição dos Santos (Aluno), Lucas Santos de Almeida (Ex-Aluno), Janaína de Araújo Andrade (Aluna), Fátima Medeiros (Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu), Bruno Prisinzano Pereira Creado (Coordenador do Curso de Direito) e Raissa Stegemann dos Reis Rocha (Aluna do Curso de Direito).

O Congresso de Direito da UBM Conidir (Centro Universitário de Barra Mansa-RJ) teve como participantes a Prof.ª Dr.ª Ana Maria Viola de Sousa e o Prof. Dr. Pablo Jimenez Serrano. A atividade ocorreu de 24 a 26 de outubro, na Universidade de Barra Mansa – Campus Volta Redonda-RJ.

O XXI Encontro Latino-americano de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) teve como representante do Mestrado a Prof.ª Dr.ª Ana Maria Viola de Sousa. O Encontro foi promovido de 26 e 27 de outubro.

O VII Encontro Internacional do CONPEDI Braga/Portugal foi realizado de 7 a 8 de setembro na Universidade do Minho (UMinho, em Portugal), e acompanhado de perto pela Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, o Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella, o Prof. Dr. Lino Rampazzo e a Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Alkimin.

O Seminario Acuerdo De Unión Civil: Visión Comparada, Crítica Y Constitucional Del Acuerdo foi sediado de 7 a 8 de setembro na Universidad Central do Chile, com a presença da Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento como representante do UNISAL.

O VI Encontro Internacional do CONPEDI ocorreu em 23 e 24 de maio na Heredia, San José e San Ramón, na Costa Rica, em parceria com a Universidad Nacional (UNA) e a Universidad de Costa Rica, com a presença do Prof. Dr. Jaime Meira do Nascimento Junior.

O I Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen contou com a presença do Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella. O Seminário foi promovido de 10 a 12 de maio, no Auditório Central da Faculdade Meridional – IMED, em Passo Fundo-RS.

A V Mostra de Trabalhos Científicos do X Congresso de Multiculturalismo, Direitos Humanos e Cidadania contou com a presença do Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella. O evento foi realizado de 16 a 18 de outubro, na Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URICampus Santo Ângelo, em Erechim-RS.

O IV Congresso Internacional de Direito da Lusofonia, promovido de 06 a 08 de março no Superior Tribunal Militar, em Brasília-DF, foi acompanhado pela Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Alkimin, Prof.ª Dr.ª Regina Vera Villas Bôas e Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento.

O evento Sociology of Law  Perspectivas das Relações entre direito e sociedade em um sistema global contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Alkimin. A atividade foi realizada de 1 a 3 de junho, na Unilasalle em Canoas-RS.

O UNISAL foi representado pelo Prof. Dr. Pablo Jimenez Serrano, no I Encontro Nacional de Pesquisadores em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, realizado de 7 a 9 de junho na OAB/SP; e no II Simpósio de Pesquisa em Direito, ocorrido em 24 de agosto no Centro Universitário de Volta Redonda-RJ.

O 15º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, realizado de 14 a 16 de setembro na Faculdade de Direito da USP (São Paulo-SP); o 22º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, sediado de 3 a 6 de junho na Fundação Mokiti Okada, em São Paulo-SP; o 25º SIICUSP  Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, ocorrido de 11 a 13 de setembro na IFUSP – Instituto de Física da USP e o Congresso Internacional de Direito – 190 anos Faculdade de Direito da USP, realizado de 14 a 18 de agosto  na Faculdade de Direito Largo São Francisco, contaram com a presença  da Prof.ª Dr.ª Patrícia Nunes Lima Bianchi.

O 1° Seminário de Meio Ambiente: Tecnologia, Ética e Sociedade, realizado em 8 de junho na Universidade Federal Fluminense – UFF; o Curso Internacional de Direitos Humanos & Literacia Mediática, promovido em abril na Coimbra Business School (Portugal); e o VII COMBRADEC – Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania, que ocorreu de 8 a 10 de junho na UNICURITIBA (PR); tiveram como  participante a Profª. Drª. Regina Vera Villas Bôas, representante do Mestrado em Direito.

O registro das notícias não somente mostra a grandeza do Curso, como também evidencia o papel do Mestrado, “que é de servir, por meio de seus Professores, Alunos e Ex-Alunos, a comunidade”, afirma a Coordenadora do Curso, Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Alkimin.