Central de atendimento 0800 77 12345

Histórico

O Liceu Coração de Jesus inaugurou, no ano de 1939, em São Paulo, a Faculdade de Administração e Finanças, com os primeiros cursos universitários salesianos devidamente reconhecidos pelo governo. Mantida pelos salesianos, a Faculdade funcionou no Liceu até 1964, quando foi transferida para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Na década de 1950, os responsáveis pela formação dos salesianos perceberam que era necessário obter o reconhecimento oficial para os estudos de Filosofia realizados pelos estudantes, especialmente os seminaristas. Assim, em 11 de fevereiro de 1952, nasceu a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena, São Paulo, autorizada pelo Decreto do Presidente da República. Essa foi a segunda Instituição de Educação Superior Privada a se instalar no interior do Estado de São Paulo e a primeira particular no Vale do Paraíba.

Em 1972, os salesianos do Colégio D. Bosco, em Americana, São Paulo, fundaram o Instituto de Ciências Sociais, primeira Instituição de Ensino Superior da cidade.

Para atender à crescente demanda de especialistas na região de Campinas, polo de excelência em Tecnologia, foi criada, em 1987, a Faculdade Salesiana de Tecnologia (FASTEC), com os Cursos Superiores de Formação de Tecnólogos em Eletrônica Industrial e Instrumentação e Controle, a partir da base tecnológica já oferecida pela Escola Salesiana São José.

Assim, quando as Faculdades Salesianas de Lorena, Campinas e Americana foram integradas, em 1993, tendo como sede acadêmica a cidade de Americana (Parecer CFE nº 131/93, homologado pela Portaria nº 209 de 19/2/93) iniciou-se o processo, no MEC, da sua transformação em Centro Universitário, tendo o Liceu Coração de Jesus, de São Paulo, como Entidade Mantenedora.

O resultado foi o Decreto Presidencial de 24 de novembro de 1997, que erigiu as Faculdades Salesianas em Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – com as Unidades que já existiam nas Faculdades Salesianas (Americana, Campinas – São José e Lorena). Após a publicação do Decreto, foi aberto o novo Campus de Campinas (Liceu Nossa Senhora Auxiliadora) e uma nova Unidade, a de São Paulo, com os Campi Liceu Coração de Jesus e Santa Teresinha. Em 2005, foi autorizado o funcionamento do Curso de Teologia, no Campus Pio XI, no Alto da Lapa, também em São Paulo, curso existente desde 1931.

Atualmente, o UNISAL integra o conjunto de 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) existentes em 21 países da América, Ásia, África, Europa e Oceania.

O UNISAL, hoje, ministra cursos de Graduação, Pós-Graduação lato e stricto sensu (Especialização e Programas de Mestrado), de Aperfeiçoamento e de Extensão em quatro Unidades: Americana (Campi Dom Bosco e Auxiliadora), Campinas (Campi Liceu e São José), Lorena (Campus São Joaquim) e São Paulo (Campi Sta. Teresinha e Pio XI).

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios