Identidade Salesiana

A Pedagogia Salesiana se fundamenta nas seguintes convicções: Deus nos chama, na Igreja, a sermos sinais e portadores do seu amor aos jovens, especialmente os mais pobres; Deus nos espera, como educadores, nos jovens, para nos proporcionar a graça do encontro com Ele. Todo jovem tem potencialidade para o bem; o jovem deve ser protagonista de sua formação e de sua história; a escola é o ambiente capaz de desenvolver a educação integral, humana e cristã; a função da escola é educar e não somente instruir.

Esses postulados de fé produzem profundas consequências na forma do UNISAL conceber-se a si mesmo e a sua proposta educativa.

O fato de o UNISAL priorizar os jovens das classes populares implica algumas escolhas concretas: favorecer o acesso à Educação Superior aos jovens que provenham dos ambientes populares e do mundo do trabalho; conhecer a condição juvenil por meio do estudo e da pesquisa para poder incidir positivamente na realidade; formar pessoas comprometidas com a causa da justiça e dos direitos dos menos favorecidos; promover na sociedade propostas formativas que incidam nos processos educativos e nas estratégias e políticas juvenis.

O fato de o UNISAL se configurar como a comunidade de todos aqueles que, segundo a própria responsabilidade acadêmica e profissional, e em sintonia com os valores cristãos e salesianos do projeto institucional, empenham-se na busca da verdade e na missão formadora de modo corresponsável e aberto às diversas realidades culturais e sociais requer que os professores integrem competência profissional para a docência e para a educação, sensibilidade pelo mundo juvenil, capacidade de acolhida e presença entre os jovens, compromisso com a solidariedade e a justiça, coerência e testemunho de vida. É importante que os estudantes participem, como protagonistas e corresponsáveis, do empenho científico e cultural, educativo e social da instituição; que os gestores e os funcionários se identifiquem com a missão e o espírito salesiano no exercício da própria responsabilidade e assumam o projeto institucional com espírito de unidade, fidelidade e corresponsabilidade; que o ambiente favoreça a pessoa para estar no centro de tudo, que o diálogo e a colaboração sejam a base do método e que a presença se qualifique por ser significativa.

O UNISAL oferece um tipo de ensino que visa ao saber, o saber fazer, o saber ser e o saber comunicar – partilhar. Para que esse ensino seja cristão e salesianamente inspirado e realizado, a Instituição defende: uma concepção da pessoa humana inspirada no Evangelho, que a põe no centro da vida e a promove na sua integralidade; uma consciência ética fundada nos valores da justiça, da solidariedade, da igualdade, do respeito às diferenças, da reciprocidade e da qualidade de vida; um diálogo entre razão e fé capaz de iluminar cristãmente a realidade e a vida e de cultuar o Evangelho; uma atenção especial ao âmbito da Educação, à formação dos educadores, ao campo da técnica e do trabalho e ao mundo da comunicação.

O projeto cultural do UNISAL é orientado por uma clara finalidade educativo-pastoral, seguindo as características da Pedagogia e da Espiritualidade Salesiana. Nisso baseia-se: a criação de um ambiente rico em valores humanos; a orientação científica e rigorosa da pesquisa, dos itinerários curriculares e dos conteúdos do ensino, abertos a uma visão transcendental da pessoa e da vida; um diálogo interdisciplinar entre as diversas disciplinas acadêmicas; a oferta de disciplinas curriculares específicas de caráter ético e religioso, em paridade de nível científico e pedagógico e de valor acadêmico com as demais disciplinas; uma diversidade de serviços de atenção humana aos estudantes, compreendidas as propostas de evangelização, de formação cristã, de caráter litúrgico e sacramental, de diálogo ecumênico e inter-religioso e de empenho no serviço ao próximo.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios