Out/Nov 2016

Caros alunos e colaboradores:

Inicialmente, damos boas-vindas à nova integrante da CPA:
Prof.ª Giovanna Maria Domingues Pires, representante da Unidade Virtual/EaD.

Informamos que os resultados das avaliações realizadas em setembro e outubro já estão disponíveis para a comunidade acadêmica: avaliação de Coordenadores de Graduação, por Professores; avaliação de disciplinas por Professores e Alunos; e avaliação de infraestrutura e oportunidades e serviços por Alunos de Cursos do ciclo Enade de 2017. A CPA agradece a todos pela participação!

Lembramos, mais uma vez, de que neste processo de autoavaliação é muito importante que os resultados sejam devidamente divulgados nas Unidades, assim como as ações decorrentes.

Atenciosamente,

A Comissão

Aconteceu – reuniões da CPA

Definições da reunião de outubro:

1• aprovação do documento-base do projeto de avaliação complementar para o Ensino a Distância.

2• Avaliação dos percentuais de participação da comunidade acadêmica nas avaliações realizadas em outubro, determinando assim, a ampliação para dez dias da avaliação a ser realizada pelos Alunos.

3• Análise da avaliação de disciplinas por docentes sob dois aspectos: baixa participação e ineficiência do instrumento. Por isso, foi definida a construção de uma ferramenta qualitativa com questões gerais sobre o desempenho da turma.

4• Unificação dos instrumentos de avaliação da Pós-Graduação Lato Sensu, à luz das contribuições dadas pelas coordenações dos Cursos. Foi resolvido que as avaliações dos módulos serão realizadas pelas Unidades, entregues por meio de um relatório para a CPA no mês de agosto de cada ano; além disso, a avaliação geral dos Cursos será feita pela Comissão.

Algumas realizações das Unidades e Cursos

Curso de Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica
Unidade Americana/Dom Bosco

Laboratórios e acervo Bibliográfico: em 2016 foi adquirido o software LabView; foram feitas as atualizações de equipamentos dos laboratórios e do acervo bibliográfico.

Cursos: Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Pós-Graduação em Engenharia de Automação, Controle e Robótica
Unidade Campinas/São José

Foi realizada a compra de 20 kits DE2-115 cada um deles composto por: uma placa DE2-115, um adaptador DC 12V/2A e um cabo de programação USB. Os kits DE2-115 já foram utilizados a partir do mês de novembro na disciplina de Eletrônica Embarcada em FPGA, do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Automação, Controle e Robótica. Esses kits ficaram à disposição dos professores dos Cursos de Graduação para testes e preparação das experiências práticas em cada uma das disciplinas específicas. A previsão é de que a nova plataforma seja utilizada nas atividades de laboratório programadas para o primeiro semestre de 2017.

Curso de Ciências Contábeis
Unidade Campinas/São José

A visita para autorização do Curso de Ciências Contábeis ocorreu no mês de agosto com o objetivo de avaliar o Projeto Pedagógico do Curso, o corpo docente e as instalações do Campus. Aguarda-se a publicação da Portaria de Autorização para a abertura de novas oportunidades às pessoas que pretendem estudar Ciências Contábeis. O Curso está sob coordenação da Prof.ª Vânia Cristiane Sula de Oliveira.

Curso de Engenharia Civil
Unidade Campinas/São José

Biblioteca: foram adquiridos 114 títulos, sendo 386 exemplares novos.

Unidade Campinas/Liceu Salesiano
O novo prédio em fase final de construção, está programado para acomodar, no início de 2017, 15 salas de aula, além de 600m2 para instalações da diretoria operacional e setor administrativo. Com a nova estrutura, espera-se que o Curso de Fisioterapia seja iniciado em 2017, e também as primeiras turmas do turno matutino dos Cursos de Direito e Psicologia.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)
unisal.br/cpa

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios