Março/Abril 2017

Caros alunos e colaboradores:

Inicialmente, damos as boas-vindas ao novo representante discente da CPA, Michael Ap. da Silva Mota, aluno do curso de Administração da Unidade Campinas/São José.
As avaliações de disciplinas por aluno, como já é de costume, serão realizadas durante o mês de maio. As avaliações de infraestrutura, por alunos de cursos do ciclo do Enade de 2018 e por docentes, serão realizadas no segundo semestre, assim como a avaliação de oportunidades e serviços.
A partir deste semestre, os cursos poderão optar por usar o moodle com salas para discussões dos grupos de qualidade. Até o momento, aderiram a esse novo formato os seguintes cursos: Teologia (São Paulo – Pio XI), Engenharia de Computação e Curso Superior de Tecnologia em Análise de Sistemas (Campinas – São José), Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, Engenharia de Automação e Controle e Engenharia Elétrica – Modalidade Eletrônica (Americana). Desejamos a todos um excelente trabalho!
Lembramos que neste processo de autoavaliação é muito importante que os resultados sejam devidamente divulgados nas Unidades, assim como as ações decorrentes. Participem!

A CPA agradece a participação de todos!

A Comissão

Aconteceu – reuniões da CPA:

Reunião de Fevereiro
a) foi discutido o instrumento de avaliação de disciplinas por docentes que, aparentemente, não tem fornecido resultados satisfatórios. A partir de considerações iniciais, decidiu-se pela elaboração de nova proposta, a ser discutida em reuniões posteriores;
b) avaliação de disciplinas a distância: decidiu-se que no primeiro semestre de 2017 seria feita apenas uma pesquisa de satisfação e que um instrumento mais elaborado deveria ser estruturado para ser aplicado a partir do 2º semestre;
c) continuidade da avaliação das coordenações por docentes: decidiu-se pela manutenção da avaliação, com periodicidade trienal.

Reunião de Março
a) aprovou-se o Relatório da CPA de 2016 que, conforme a legislação, seria protocolado no sistema do MEC até o final de março;
b) avaliaram-se e aprovaram-se ações referentes ao resultado do mapeamento de ações decorrentes dos processos de avaliação externa e de autoavaliação, feito junto aos coordenadores de curso;
c) decidiu-se pela inclusão de um glossário para algumas palavras utilizadas no questionário de avaliação de disciplinas.

Reunião de Abril
a) aprovaram-se medidas para divulgação das avaliações de disciplinas em maio, com o envolvimento dos representantes de sala de cada turma;
b) aprovou-se uma versão inicial de um instrumento para avaliação das diretorias de operações por coordenadores;
c) aprovou-se uma metodologia para avaliação inicial das disciplinas a distância dos cursos presenciais.

Algumas Realizações das Unidades e Cursos.

Curso de Direito – Unidade Americana, Campus Maria Auxiliadora

Criou o Grupo de Estudos sobre Direito Processual Civil (encontros quinzenais sobre mudanças no CPC sob orientação das Professoras Milena Pfister e Laira Boaretto). Criou o Grupo de Estudos sobre Teoria do Direito (encontros quinzenais sobre epistemologia jurídica sob orientação dos Professores Thiago Nalesso e Everaldo Gonzalez). Criou a Monitoria de Direito Empresarial e passou a oferecer novos cursos de atualização profissional (Direito Constitucional e Novo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil) e de preparação para provas e concursos.

Curso de Pedagogia – Unidade Americana, Campus Maria Auxiliadora

Renovou o Núcleo de Práticas Pedagógicas (NPP), a fim de que se torne um ambiente efetivo de interação entre os jogos e os instrumentos pedagógicos, associado a um espaço de trabalho e atendimento à comunidade. Adquiriu novos jogos e instrumentos pedagógicos organizados no Laboratório de Psicologia Educacional e de Metodologias de Ensino.

Curso de Direito – Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano

Reformou os setores de Serviço de Assistência Jurídica (SAJU) e Juizado Especial Cível (JEC), com sala de espera comum e triagem logística para as salas de atendimento, incluindo a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em trâmite.

Unidade Campinas – Campus Liceu Salesiano

Concluiu o prédio novo, com várias salas de aulas, modernas e equipadas com ar-condicionado, iluminação de leds, salas de coordenação de cursos, sala de reunião, recursos de informática, telão e computador, que contemplam os cursos de Pedagogia e Psicologia.

Curso de Educação Física – Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano

Adquiriu novos materiais para as aulas práticas: cordas, bolas, rede de vôlei, coletes, colchonetes, microfone headset, mesa de som, caixa de som e peças para o Laboratório de Anatomia. Incluiu sete novos títulos ao acervo da biblioteca, com dez exemplares cada.

Curso de Engenharia de Computação e Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Unidade Campinas, Campus São José

Iniciaram um programa de palestras na área de Computação com a palestra da Prof.ª Dr.ª Márcia Ito, da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação, falando sobre a carreira profissional e de pesquisa na área.

Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos – Unidade Campinas, Campus São José

Realizou novas parcerias com Indústrias, para os cursos de extensão (Aperfeiçoamento na área de Sistemas Automotivos – Robert Bosch; Especialistas em Gerenciamento de Motores Ciclo – OTTO; e Especialistas em Gerenciamento de Motores Ciclo Diesel).
Equipou e modernizou o Laboratório de Sistemas Automotivos, com equipamentos doados por diversas empresas, incluindo 19 itens de excelente qualidade.
Consolidou a publicação, em CD-ROM, de resumos dos trabalhos de final de curso, Projetos Interdisciplinares e Projetos Integrados, com ISSN, sendo o material disponibilizado para consulta na Biblioteca.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)
unisal.br/cpa

 

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios