Maio/Junho 2016

Caros alunos e colaboradores:

Os resultados das avaliações realizadas no mês de maio de 2016 já foram disponibilizados para as unidades, assim como o acesso a um repositório, onde constam todas as avaliações dos cursos e de cada unidade já realizadas pela CPA. A participação dos alunos foi, em média, de 61%, cinco pontos percentuais a mais do que a participação realizada no primeiro semestre de 2015 e a participação de professores foi, em média, de 64%, sete pontos percentuais a mais do que a participação realizada no primeiro semestre de 2015.

A CPA agradece a participação de todos!

Os resultados devem ser amplamente divulgados em todas as unidades, assim como as ações decorrentes. Cabe ressaltar que a partir de agora, cada aluno pode consultar os resultados de sua turma, via sistema. Contamos mais uma vez com a comunidade para a completa interação com esse processo, especialmente entre coordenações de cursos, professores a alunos.

Atenciosamente,

A Comissão

Aconteceu – reuniões da CPA:

Reunião de Maio: a) discutiu-se o andamento e as formas de divulgação das avaliações em curso no mês de maio; b) discutiu-se e aprovou-se a segunda versão para o instrumento de avaliação da coordenação por docentes, sendo a mesma encaminhada para a análise das unidades, para que a CPA pudesse, a partir das contribuições, construir a versão final. c) analisou-se as avaliações testes das Metodologias Ativas. Algumas disciplinas da unidade São Joaquim fizeram uma avaliação teste do instrumento para avaliar disciplinas que usam de forma predominante tais metodologias. O resultado foi considerado bastante satisfatório e o instrumento será aplicado para outras disciplinas e unidades. d) definiu-se subcomissão para realização de um relatório geral, a partir dos relatórios particulares dos cursos, para o desempenho do UNISAL no ENADE de 2014.

Reunião de Junho: a) aprovou-se o novo instrumento de avaliação da coordenação, por docentes. Essa avaliação deverá ser realizada entre a segunda quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro; b) avaliou-se os resultados da participação da comunidade acadêmica nas avaliações de maio e discutiu-se formas de divulgação dos resultados e melhorias decorrentes; c) discutiu-se o andamento de outras avaliações: metodologias ativas, orientação de TCC, orientação de Estágio Supervisionado e Políticas de Pessoal.

Algumas Realizações das Unidades e Cursos.

Campinas – Campus  São José: ações de melhorias na Unidade

Na madrugada do dia 04 de junho um forte temporal que assolou a cidade de Campinas e Região, trouxe muitos problemas estruturais para a Unidade, levando inclusive, à suspensão temporária do funcionamento da Instituição. Assim, algumas medidas emergenciais precisaram de atenção, como limpeza e manutenção dos estacionamentos de uso de toda comunidade acadêmica, limpeza dos ambientes de forma geral e troca de telhados, além das reconfigurações de servidores, redes e switches. O trabalho para reestruturação e desenvolvimento do campus continuará a todo vapor!
Cabe destacar também que setor de Tecnologia da Informação está preparando atualização no mês de julho dos softwares: Autocad2016; Autocad – inventor 2016; Autocad – electrical 2016; Autocad – mechanical 2016 e SolidWorks – 2015-2016

Curso de Engenharia Civil – Campus São José – Campinas

O Curso tem investido na aquisição das bibliografias do 7º ao 10º semestre e na assinatura de revistas técnicas da área de Engenharia Civil e no investimento nos laboratórios técnicos para disciplinas específicas, Topografia e Geodésia, Materiais de Construção Civil e Canteiro de Obras, Hidráulica e Hidrologia e Mecânica dos Solos e Geologia. Os laboratórios funcionarão de forma integrada. Destaque para o laboratório de Topografia e Geodésia que conta com 6 Estações Totais para as aulas práticas, 5 bancadas para ensaios de Fenômenos de Transporte e Hidráulica, além dos mais modernos equipamentos para ensaios de Solos e Materiais. No mesmo no espaço criou-se uma sala de aula para integração da teoria e prática, além de várias bancadas para estudos, com o objetivo de enriquecer o currículo dos alunos.

Curso de Engenharia Elétrica – Campinas – Campus São José: ações de melhorias

Já estão sendo finalizados os preparativos para a abertura do Laboratório Multiuso de Engenharia Elétrica. A disposição e os equipamentos do laboratório foram projetados para o atendimento de até 60 alunos simultaneamente em dois ambientes reconfiguráveis e flexíveis pela utilização de bancadas especialmente desenhadas que permitem uma ampla gama de experimentos e ensaios em máquinas e dispositivos elétricos. O laboratório também contará com bancadas educacionais WEG de máquinas elétricas, medidas elétricas e freios de Foucault para ensaios, além de possibilitar expansões futuras de funcionalidade.

Campinas Campus Liceu Salesiano

Foi criada a Oficina Pedagógica e está sendo construído um novo prédio, sequencial ao prédio da Biblioteca, para abrigar setores administrativos, salas de aulas e, possivelmente, tornar-se-á viável o turno matutino de Curso de Direito. Além disso, cabe destacar a aquisição dos novos coletes e novas bolas para o curso de Educação Física.

Curso de CST em Design de Moda – Campus Dom Bosco – Americana

Está sendo realizada ampliação e atualização do acervo bibliográfico na área de Moda e, de acordo com demandas do Projeto Pedagógico, foi iniciado um programa de visitas técnicas (empresas de Campos do Jordão, Andradas e a indústria Zanini em Americana).

Curso de Eng. Elétrica com Ênfase em Eletrônica – Campus Dom Bosco – Americana

Núcleo Docente Estruturante (NDE): embora o Curso possua um NDE atuante, cuja composição atende a legislação, para garantir a renovação parcial dos integrantes de modo a assegurar continuidade no processo de acompanhamento do curso, haverá a inclusão mais um professor no grupo a partir do 2º semestre de 2016;

Tecnólogo em Recursos Humanos – Campus São Joaquim – Lorena

Melhoras na estrutura física realizando a substituição de quadros/lousa que estavam danificados.

Direito – Campus São Joaquim – Lorena

Implementação de oficinas jurídicas voltadas para a formação prática do discente; Criação de procedimentos para agilizar e otimizar a atuação da Coordenação por meio de divulgação, sendo esta por instruções de trabalho; Criação de reunião mensal de representação de sala; Aplicação de insulfilm nas janelas das salas que são usadas no período matutino; Conserto do ar-condicionado do 4º. ano B, com troca de diversos aparelhos; Conserto de data show das diversas salas do Curso de Direito; Conserto de maçaneta da porta do 5º. ano C.

Administração e Ciências Contábeis – Campus São Joaquim – Lorena

Foram comprados diversos livros específicos da área. Foram trocados os datashows em oito salas de aula do curso de Administração e a manutenção de e troca de lâmpadas foi intensificada.

Filosofia – Campus São Joaquim – Lorena

As melhorias nas salas de aula do curso de Filosofia se assemelham com os já apontados pelo curso de Administração, pois as salas usadas são as mesmas. Além disso, foi intensificada a manutenção das salas como em portas, janelas, ar condicionado e fiação para uso de notebooks, bem como realizadas melhorias na comunicação visual/impressa nos murais do curso.

Administração e Tecnólogos – Campus Santa Terezinha – São Paulo

Dentre as mudanças geradas a partir dos relatórios da CPA, reuniões de NDE e colegiados, ganha destaque a postura adotada pelo novo corpo docente, de maior aproximação com os alunos na tentativa de ampará-los e assessorá-los em seu desenvolvimento profissional e pessoal, contemplando valores salesianos. Essa aproximação permitiu colher informações sobre as carências e perspectivas, norteando as ações de professores, coordenação e direção. Com esse olhar mais apurado foi possível desenhar caminhos até então imperceptíveis, levando os Cursos a contemplar disciplinas mais arrojadas para as novas matrizes curriculares do curso, tornando-a fortemente competitiva para o mercado da gestão.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)
unisal.br/cpa

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios