Agosto/Setembro 2017

Caros alunos e colaboradores,

Neste semestre, completando o Projeto de Autoavaliação Institucional, a CPA promoverá as seguintes avaliações:

  • disciplinas presenciais e a distância: todos os alunos de Graduação;
  • infraestrutura: alunos de cursos do ciclo do Enade de 2018;
  • serviços e oportunidades: alunos de cursos do ciclo do Enade de 2018;
  • diretorias operacionais: coordenadores de Graduação e Pós-Graduação;
  • infraestrutura: docentes;
  • política de pessoal: docentes;
  • cursos de Pós-Graduação Lato Sensu;
  • ações decorrentes dos processos de avaliação e CPA: coordenadores de Graduação.

Podemos notar, pela amplitude de avaliações deste semestre, que a autoavaliação é abrangente e envolve toda a comunidade acadêmica. Assim, é fundamental a participação de todos.

Como sempre dizemos no Boletim, neste processo de autoavaliação é muito importante que os resultados sejam devidamente divulgados nas Unidades, assim como as ações decorrentes.

Participem! A CPA agradece!

A Comissão

Aconteceu – reuniões da CPA

Reunião de agosto: a) foi discutido e aprovado o instrumento de avaliação de disciplinas a distância dos cursos presenciais; b) foi apresentado o curso de avaliação institucional e autoavaliação, para coordenadores, que será realizado pela CPA.

Reunião de setembro: a) discutiu-se o andamento da participação das Unidades na avaliação dos diretores de operações, feita pelos coordenadores; b) foram aprovadas alterações no instrumento de avaliação de serviços e oportunidades para a inclusão de questões relativas às disciplinas a distância dos cursos presenciais (avaliação da coordenação e tutoria do polo e da comunicação interna); c) iniciou-se a discussão para um novo instrumento de autoavaliação docente.

MELHORIAS DAS UNIDADES E CURSOS

Unidade Americana
Melhorias no setor de TI: novo sistema para acesso da Internet Acadêmica; instalação dos softwares Audaces (Moda), SolidEdge (Engenharias), Visual Studio (Sistemas de Informação), Autocad Inventor e Electrical (Engenharias), Folhamatic (Ciências Contábeis), Windows e Office (no Campus Dom Bosco); instalação de softwares freeware (Campi Dom Bosco e Maria Auxiliadora) e atualização de hardwares e cabeamentos.

Unidade Americana – Engenharia Civil
Melhorias de infraestrutura com a ampliação das caixas de som nas salas de aula e laboratórios; aquisição de computadores para uso dos docentes; instalação de ar- condicionado na sala 72; montagem de uma segunda sala para orientações; ampliação de roteadores no prédio III; compra de quatro monitores de LED 18” para o TI; compra de  switch e telefone para TI; compra de escrivaninhas e armários para a sala de TI e para as salas dos orientadores de TCC; reorientação de pranchetas e aquisição de novos títulos bibliográficos. Além disso, foram estruturados/reestruturados os Projetos Interdisciplinares, os Projetos Integrados e realizado o Fórum do Curso.

Unidade Campinas / Liceu – Direito
Início de capacitação e treinamento dos professores pelos docentes do Curso de Psicologia da unidade, com foco na depressão entre os jovens e como lidar com alunos em situação de crise, estado depressivo e intenção suicida. E, em quatro vagas ofertadas para o UNISAL, o Curso encaminhou três alunos para estudos em regime de intercâmbio na Universidade Católica Silva Henriquez de Santiago, no Chile. Também foi formalizado o Termo de Convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo para implantar o CEJUSC nas dependências do NPJ.

Unidade Campinas / Liceu – Educação Física
Efetivação do Programa Bolsa Atleta: a aluna Thais Sant’ana participou, em águas austríacas, dos 4,5 km do Chiemsee Langstrecken Schwimmen, prova do  Austrian Open Water Cup, batendo recorde na maratona aquática e concluindo a competição no 1º lugar geral na categoria feminina.

Unidade Campinas / Liceu – Psicologia
Início dos estágios supervisionados obrigatórios e convênio com instituições do setor. Uma significativa conquista foi a parceria entre as Obras Sociais Dom Bosco e o UNISAL, com palestras, supervisões, orientações e avaliações psicológicas envolvendo o Curso de Psicologia, o Observatório de Violências na Escola e os Cursos de Pós-Graduação em Educação.

Unidade Campinas / São José
Reforma e ampliação da Central de Atendimento dos Alunos, duplicando o número de assentos e com uma nova pintura e aplicação de textura, tornando o ambiente mais confortável, bonito e acolhedor.

Unidade Campinas / São José – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação
Parceria com a INTEL através dos programas “Student Ambassador Intel” e “INTEL® NERVANA™ AI ACADEMY“, visando a aproximação da tecnologia de Machine Learning, Deep Learning e Inteligência Artificial com os estudantes da área de computação.

Unidade Lorena / São Joaquim – Direito
Substituição dos quadros negros por quadros brancos nas salas de aula.

Unidade São Paulo / Santa Teresinha –  Direito
Atualização da biblioteca com a aquisição de novos títulos.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios