Compromisso Social

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – tem como visão consolidar-se como centro de excelência, reconhecido nacional e internacionalmente na produção, sistematização e difusão do conhecimento e na qualidade de serviços prestados à comunidade.

O UNISAL busca capacitar a comunidade universitária a construir e difundir seus projetos, por meio dos valores e atitudes apreendidos na instituição, visando à transformação social a partir da conduta inclusiva.

A Instituição, no seu Programa de Responsabilidade Social, considera como objetivo qualificar os serviços prestados pelo UNISAL na implementação de atividades e projetos que atendam às demandas da população, contribuindo para a formação integral e para a busca de um desenvolvimento sustentável, do ponto de vista pessoal e social por meio da conscientização institucional, contando com o efetivo envolvimento dos seus gestores, docentes, discentes e técnico-administrativos.

Para isso, trabalha os significados e valores do seu Compromisso Social, sob o vértice do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, consolidando-os perante o alunado e a comunidade externa, mediante cursos e atividades que gerem o necessário engajamento.

E também: proporciona o desenvolvimento de pesquisas e projetos de Extensão que adotem os princípios da Responsabilidade Social, contemplando temas como: a ética na pesquisa, a preservação do meio ambiente, a manutenção do patrimônio cultural e artístico (levando-se em conta a inserção regional) e propostas de inclusão social.

Propõe e incentiva o desenvolvimento de Programas de Estágios supervisionados curriculares e/ou extracurriculares aos alunos dos cursos oferecidos pelo UNISAL, cujos objetivos estejam vinculados, direta ou indiretamente, à área de Responsabilidade Social.

Busca parceiros e colaboradores para apoio aos Projetos e às Ações de Responsabilidade Social, alinhados à Missão e aos Valores Institucionais. Um exemplo disso é a parceria que o UNISAL mantém com a Rede Salesiana de Ação Social (RESAS), que vem empreendendo esforços no sentido de oferecer soluções às inúmeras demandas sociais da juventude das camadas mais empobrecidas da população.

O UNISAL vem promovendo momentos de capacitação aos Educadores das Obras Sociais Salesianas, além do desenvolvimento de projetos de extensão com os educandos da “Casa de Dom Bosco”, por meio do Projeto de Ação Social (PAS), na cidade de Americana e “PROVIM – Programa Vida Melhor”, de Lorena.

Frequentemente, são planejados e oferecidos às comunidades, interna e externa, cursos, projetos, ações comunitárias e eventos que apresentam temas relevantes, como Responsabilidade Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade, visando consolidar a qualidade dos serviços prestados aos representantes das comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social.

No UNISAL tem-se mostrado evidente o crescimento da motivação da comunidade universitária em conhecer a realidade local das comunidades do entorno de suas Unidades, com o propósito de ouvir e criar condições de melhoria da qualidade de vida desses grupos, por meio da promoção de diversas atividades extensionistas.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios