III CONISE abordará Direitos Humanos e Formação de Professores

Fórum de Educação e Seminário PIBID também fazem parte da programação

Como formar bons professores e garantir direitos humanos na sociedade contemporânea? Nas últimas décadas, inúmeras discussões foram apresentadas vinculando esses direitos e a educação não só para a formação escolar, mas também para o exercício pleno da cidadania.

Com o trabalho intitulado “Violência na escola praticada por adolescentes: uma análise de suas tipologias e consequências à luz do direito infanto-juvenil”, o Aluno do Mestrado em Direito do UNISAL Mario Augusto de Souza, que também é professor do Centro Paula Souza, estuda o direito à educação e a problemática da  violência que acomete a escola, enquanto espaço propício à formação cidadã. “Meu trabalho descreve as formas de violência existentes, bem como os tipos mais comuns praticados por adolescentes no contexto escolar, com destaque, inclusive, aos fenômenos do bullying e do cyberbullying, assim como a responsabilização dos adolescentes infratores à luz do direito infanto-juvenil e a educação pautada em direitos humanos como estratégia central para a contenção da violência escolar”, afirmou o mestrando. Esse é um dos trabalhos que repensam a educação e que serão apresentados em banners, comunicação oral, conferências, debates ou mesas-redondas durante o III CONISE (Congresso Internacional Salesiano de Educação).

“Assim como nós, professores, os jovens alunos também precisam rever suas posições neste contexto de educação. É preciso haver um trabalho conjunto da sociedade e da juventude, para que problemas como o perfil intolerante, reclamações e o não cumprimento de regras para a expansão do conhecimento e diálogo possam ser resolvidos”, revela Cidinha Amaral,  uma das coordenadoras do evento.

Programação e temas

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2017 o UNISAL e a Universidad Católica Silva Henríquez (Chile) irão realizar  no UNISAL Lorena o III CONISE, em integração com o III Fórum de Educação e 4º Seminário PIBID, convidando os profissionais da área da Educação e do Direito, pesquisadores, estudantes e demais interessados para que se inscrevam e participem da programação. Caberá a profissionais renomados o desafio de discutir temas como “Sala de aula: que espaço é esse?”, “Educação, Meio Ambiente, Sustentabilidade: políticas públicas e os desafios do mundo globalizado”, “O ensino da matemática para a paz e a solidariedade”, “Desafios e propostas para a formação de professores” e “Profissionalidade Docente e Educação em Direitos Humanos”, entre outros.

Uma comissão organizadora – formada por integrantes dos programas de mestrado em Direito e em Educação do UNISAL, licenciaturas do Campus Lorena e pelo mestrado e Faculdade de Educação da Universidade Católica Silva Henríquez (Chile) selecionou os conteúdos do CONISE a partir de inúmeros trabalhos científicos sobre os temas em questão. No total, há aproximadamente 400 inscritos, vindos de diversas instituições de ensino superior, rede pública e rede privada de ensino, e terá a participação de mais de 40 professores do UNISAL, instituições parceiras e convidados.

4º Seminário PIBID e III Fórum de Educação

As equipes PIBID (formadas por 42 bolsistas dos Cursos de Psicologia, História, Matemática e Filosofia) realizarão oficinas com o público sobre a prática pedagógica nas respectivas áreas do conhecimento. Os bolsistas apresentarão em banners os resultados de experiências nas escolas estaduais Arnolfo Azevedo (PIBID História), Gabriel Prestes (PIBID Filosofia) e Aroldo Azevedo (PIBID Psicologia), situadas em Lorena-SP, e na EE Dr. Flamínio Lessa de Guaratinguetá-SP (PIBID Matemática).

E neste ano o Fórum de Educação será online: cada participante do III CONISE receberá antecipadamente um questionário sobre “Direito e Educação” apresentando suas impressões a respeito desses campos. As respostas serão organizadas e apresentadas no encerramento do CONISE.

A educação brasileira tem muitos elementos a trabalhar e melhorar, que vão além do aumento de recursos financeiros. Faz-se necessária a melhoria das estruturas e condições de trabalho nas escolas, horas/aula, número de alunos nas turmas e os espaços de planejamento pedagógico, entre outros assuntos, para que os docentes sejam pautados com ações práticas. A intenção do evento é contribuir para debates, pesquisas e produções científicas de temas interdisciplinares ligados ao Direito e à Educação, a partir dos desafios, impasses e propostas apresentados acima, envolvendo professores, alunos e sociedade. A programação completa do evento e demais informações podem ser conferidas em http://unisal.br/eventos/conise2017/

Informações à imprensa:

Lílian de Paula (UNISAL Lorena)

imprensa@lo.unisal.br

(12) 3159-2039 / Ramal 327 ou (12) 99631-5970