I Colóquio de Direitos Humanos debate os discursos de ódio e a liberdade de expressão

DSC_0071

Em 23 de maio, no Anfiteatro Dom Bosco, o UNISAL – Unidade Campinas/Campus Liceu Salesiano realizou seu I Colóquio de Direitos Humanos, com a participação do Prof. Me. Humberto Ramos de Oliveira Junior, que ofereceu aos alunos de todos os cursos uma palestra sobre o tema “Discursos de Ódio, Violência e os Limites da Liberdade de Expressão”.

O formato utilizado na ocasião foi de um bate-papo, que contou ainda com a presença dos Professores do curso de Direito do UNISAL, Dr.ª Marina Mesquita, Manoel da Nave Pires e Juliana Alcoforado, além do Coordenador do curso, Kleber Stefano.

Na abertura, performances musicais foram executadas pelos alunos. Na sequência, o Prof. Humberto – que é Bacharel em Direito, Mestre em Ciências da Religião, Sociedade e Cultura pela UNIMEP e Doutorando em Sociologia na UFSCar – teceu importantes considerações sobre as manifestações de ódio nos discursos proferidos nos meios de comunicação de massa, especialmente por autoridades de peso e lideranças da sociedade como religiosos, agentes políticos e líderes comunitários. O convidado traçou um percurso histórico sobre a ideia de discurso e ilustrou casos reais que comprovam a violência carregada no discurso, muitas vezes fomentada pelos diversos meios de comunicação. Explanou, ainda, o direito constitucional da liberdade de pensamento e manifestação e o poder do discurso nas redes sociais, diante dos novos cenários propiciados pelas tecnologias de informação e comunicação virtual.

A participação foi concluída destacando a necessidade de uma reflexão coletiva sobre o respeito à diversidade de ideias e pensamentos, reconhecendo os limites na forma de se conduzir um discurso ou um debate e, especialmente, prezar pelo valor da dignidade presente no outro, ainda que pense de forma diferente. Ao final, alunos de todos os cursos, dentre os mais de 80 participantes do evento, puderam fazer perguntas e comentários a respeito do tema. “Nosso debate mostrou-se muito proveitoso e atual dentro de sua temática, o que nos deixa satisfeitos ao ver o êxito que a proposta do I Colóquio de Direitos Humanos do UNISAL Campinas/Liceu alcançou”, revela o Prof. Kleber Stefano.

Confira as fotos abaixo!