Submissão de Trabalhos e Pôsteres

O VIII Seminário reserva espaços para apresentação de comunicações orais e de pôsteres digitais, relatando pesquisas acadêmicas ou experiências educacionais.

Os trabalhos serão apresentados em sessões realizadas nos dias 21/09/2017 e 22/09/2017 no horário das 14h30-17h.

1. Para o processo de submissão dos trabalhos, é necessário encaminhar até o dia 15/09/2017.

a) no caso de comunicações orais, um resumo contendo entre 5000 e 6000 caracteres com espaço, excluindo-se desse número as referências bibliográficas, e seguindo as orientações indicadas abaixo. As comunicações orais destinam-se a trabalhos concluídos ou que estão em andamento, ou seja, contam já com análises de dados ou de referenciais teóricos parcial ou totalmente desenvolvidos. Enviar o resumo somente pelo e-mail educacaosociocomunitaria@am.unisal.br, solicitando confirmação de recebimento.

ou

b) no caso do pôster-digital, um resumo contendo entre 4000 e 5000 caracteres, excluindo-se desse número as referências bibliográficas, seguindo as orientações indicadas abaixo. Os pôsteres destinam-se a trabalhos que estejam em fase inicial de pesquisa, isso é, aqueles que apresentam a sistematização de uma problemática de investigação ou de experiência educacional, mas que ainda não desenvolveram análises de dados ou de referenciais teóricos mais aprofundados. Enviar o resumo somente pelo e-mail educacaosociocomunitaria@am.unisal.br, solicitando confirmação de recebimento.

2. Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do evento, e poderão ser classificados em: trabalhos aprovados, aprovados necessitando de correções ou recusados. Os autores dos trabalhos apresentados receberão certificado de apresentação, de acordo com a categoria do trabalho (comunicação oral ou pôster). Todos os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do mesmo.

3. A lista das comunicações orais e pôsteres selecionados e aprovados para apresentação será divulgada no dia 18/09/2017 por meio do e-mail informado pelo autor/autores quando do envio do trabalho.

4. Toda pesquisa apoiada financeiramente, quer seja por meio de bolsas de fomento institucionais ou de órgãos públicos (prefeituras, FAPESP, CNPq, CAPES etc), quer seja por recursos de outra natureza (material de consumo, auxílio transporte, liberação de horas de trabalho do pesquisador, dentre outras) deverá fazer referência a isso, em nota de rodapé, já na página inicial do texto submetido. Sugere-se o seguinte teor: “Essa pesquisa contou/conta com o apoio XXXX (colocar o nome da instituição)”.

5. Poderão ser apresentados trabalhos individuais ou em coautoria (máximo de 03 autores, um deles podendo ser o orientador). Não há limite para a submissão de trabalhos em coautoria.

6. Para a submissão de trabalhos e pôsteres não é obrigatória a prévia inscrição no evento. Contudo, para a apresentação da comunicação oral ou do pôster no VIII Seminário de Educação Sociocomunitária, desde que aprovado, é obrigatória a inscrição no evento e o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$25,00 (vinte e cinco reais).

7. A inscrição poderá ser realizada por este mesmo site ou no próprio evento. O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito bancário em nome de:

Liceu Coração de Jesus – CNPJ 60.463.072/0007-92
Banco: Itaú
Agência: 0277
C/C:55.316-0

O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser escaneado (em JPG ou PDF) e encaminhado ao e-mail do evento (educacaosociocomunitaria@am.unisal.br).

8. ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES

Os textos encaminhados ao VIII Seminário de Educação Sociocomunitária devem ser assim editados:

a. A formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm; fonte Times New Roman 12.

b. Título: fonte Times New Roman 12, centralizado e em negrito.

c. Logo abaixo do título colocar entre 3-6 palavras-chave, centralizadas e sem negrito.

d. Abaixo das palavras-chave colocar a identificação do autor ou autores, justificado à esquerda, e, em nota de rodapé (Times New Roman, 10, justificado), as respectivas titulação acadêmica, instituição e e-mail.

e. Os textos devem ser apresentados em formato “Word” ou equivalente, alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5;

f. As citações, a composição da bibliografia e as referências devem ser editadas seguindo as orientações do “Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do UNISAL”, disponível em http://unisal.br/wp-content/uploads/2016/04/GUIA_2016.pdf

g. Os resumos, quer referentes às comunicações ou aos pôsteres digitais devem necessariamente conter: objetivos, justificativa, encaminhamento metodológico em curso ou previsto, referenciais teóricos e resultados alcançados (para pesquisas concluídas) ou esperados (para pesquisas em andamento).

h. As comunicações representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial dos organizadores do VIII Seminário de Educação Sociocomunitária, incluindo-se aí aqueles que compõem a Comissão Organizadora e/ou Científica.
As dúvidas podem ser dirimidas por meio do e-mail educacaosociocomunitaria@am.unisal.br

9. ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO

a. COMUNICAÇÃO ORAL
Será apresentada, após aprovada, no dia 22/09/2017, no campus Maria Auxiliadora, do UNISAL, em Americana, em horário e sala a serem futuramente comunicados aos expositores. O tempo de exposição será de 15 minutos. As apresentações poderão ou não fazer uso de recursos multimídias, solicitando-se que, no caso de empregarem-se esses recursos, o expositor traga seu próprio notebook. Sugere-se também que a exposição priorize os objetivos, a metodologia, referenciais teóricos e resultados alcançados ou que se pretende alcançar.

b. PÔSTER DIGITAL
Será apresentado, após aprovado, no dia 21/09/2017, no campus Maria Auxiliadora, do UNISAL, em Americana, em horário e sala a serem futuramente comunicados aos expositores. Entende-se por pôster-digital um recurso visual a partir do qual o pesquisador apresenta uma síntese das informações mais relevantes da pesquisa realizada ou em andamento. O tempo de exposição é de 10 minutos. Recomenda-se que ele tenha as seguintes características:

a) Formato

  • De 1 (um) a 6 (seis) slides;
  • Formatação pode ser via PDF ou softwares de apresentação (Powerpoint, LibraOffice, Prezi, ou similares)

b) Sugestão de apresentação dos slides:

  • Slide 1: Título em destaque (maiúsculas); Nome do autor (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da Instituição a que está ligado; Nome do orientador; Local onde foi ou está sendo realizada a pesquisa;
  • Slide2: Resumo, Palavras-Chave;
  • Slide3: Problema da Pesquisa;
  • Slide 4: Objetivos, Referências Teórico-Metodológicos;
  • Slide 5: Resultados Alcançados;
  • Slide 6: Bibliografia Utilizada.

c) Critérios para a composição do Pôster:

  • Apresentação fundo liso;
  • Clareza e concisão na exposição das informações;

O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser escaneado (em JPG ou PDF) e encaminhado ao e-mail do evento (educacaosociocomunitaria@am.unisal.br).

Contato / Local

UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo)
Unidade Americana / Maria Auxiliadora
Avenida de Cillo, 3500, Parque Universitário, Americana/SP.
19 3471-9757
educacaosociocomunitaria@am.unisal.br