UNISAL sedia e participa da III Conferência de Educação Ambiental

cartaz convite conferência ambiental

Tema: “Responsabilidade e cidadania – Unidos para a construção de uma sociedade mais ética, responsável, inclusiva e sustentável”.

Apresentação:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteará a Educação Básica em todo o território brasileiro, diz que se faz necessária uma Educação Integral, que tem como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo “a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva” (BNCC, 2017, p. 14). Assim, todo o movimento em busca de uma educação voltada para às questões ambientais, se tornam essenciais para o desenvolvimento pleno do aluno como cidadão consciente, participativo e transformador da sociedade.

As conferências de Educação Ambiental, realizadas pelo Movimento Nascentes do Paraíba em parceria com diversos municípios, têm como referencia a “Carta de Aparecida à Nação Brasileira”, editada e aprovada por aproximadamente 1000 educadores, e tem como objetivo principal unir diferentes setores em prol de uma melhor qualidade do ambiente e qualidade de vida digna para a geração presente e futuras gerações.

Objetivos da III Conferência de Educação Ambiental:

• Apresentar atividades, ações e projetos de Educação Ambiental desenvolvidos, no ano de 2018, em escolas,  ambientes educativos e comunitários.
  • Apresentar propostas para planejamento de um Programa de Educação Ambiental para o município.
  • Propor uma agenda para o planejamento de Ações, Projetos, Diálogos e Conferência de Educação Ambiental a serem realizados em 2019.
  • Contribuir para ampliação de participantes no Grupo de Trabalho de Educação ambiental do Conselho Municipal de Lorena – COMMAM.
  • Contribuir para o envolvimento de instituições da sociedade civil, poder público, empresas e principalmente prestadores de serviços municipais, com os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no município.

Público:

Profissionais de escolas públicas, particulares e universidades; Instituições fiscais e de pesquisa; Instituições da sociedade civil e empresas; Prefeituras municipais, Secretarias de governos e Órgão públicos; membros de Conselhos municipais e Comitês do Vale do Paraíba.

08h30 – Recepção.

09h – Abertura.

- Apresentação Cultural – EM Maria José da Cunha Senne.

- Mesa de abertura: Diretora do Unisal, Secretário Municipal de Educação, Secretário

Municipal de Meio Ambiente, Coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba e

Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMMAM.

9h15 - Projetos de Educação Ambiental  desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino.

- Escola Municipal “Professora Maria José da Cunha Senne”.        .

- Escola Municipal “Governador Mário Covas”

- Escola Municipal “Ignêz Cardoso Ferreira”.

10h – Intervalo e abertura da Exposição Permanente.

10h30 – Instrumentos para o planejamento do Plano de Educação Ambiental de Lorena.

- Secretaria de Meio Ambiente de Lorena – CEE/PET.

-  Escola de Engenharia de Lorena – Campus USP.

- GT Educação Ambiental do Conselho de Meio Ambiente de Lorena – COMMAM.

- Coordenação de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Lorena – SMEL.

12h – Intervalo para almoço.

13h30 – Projetos, Metodologias e Vivencias Ecológicas em Ambientes de Aprendizagem.

- Escola Municipal “Professor Francisco Prudente de Aquino”.

- Colégio Salesiano “São Joaquim”.

- Movimento Nascentes do Paraíba.

- Centro Universitário Salesiano – UNISAL.

- Centro Universitário Teresa D Ávila – UNIFATEA.

15h – Grupos de trabalho.

- GTs – Educacional: Propostas ao Plano de Educação Ambiental.

Coordenação: Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação.

- GT – Institucional: Propostas de parcerias para desenvolvimento de projetos.

Coordenação – Coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba.

16h – Plenária final: Socialização  das Propostas para Plano de Educação Ambiental.

Coordenação – Profª Analice Barboza e Profº Lázaro Tadeu Ferreira da Silva.

17h – Término.

Realização: Centro Universitário Salesiano – UNISAL, Movimento Nascentes do Paraíba e Secretaria Municipal de Educação de Lorena.

Parceiros e Apoiadores:

Câmara Municipal de Lorena, Centro de Estudos de Tempo e Estudos Climáticos – INPE, Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, Centro Universitário Teresa D Ávila – UNIFATEA; Colégio Salesiano “São Joaquim”, Colégio Técnico de Lorena – COTEL, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Lorena – COMMAM, EM “Governador Mário Covas”, EM “Ignêz Cardoso Ferreira”, EM “Professor Francisco Prudente de Aquino”, EM “Professora Maria José da Cunha Senne”, Escola de Engenharia de Lorena – USP, Espaço Social Dona Emília, Fazenda Antiga Conceição, Floresta Nacional de Lorena do ICMBio, Grupo de Escoteiros Guaypacaré de Lorena, Instituto de Estudos Vale Paraibano – IEV, Lions Club de Lorena, Instituto de Saúde Educação e Comércio – ISEC, Parque Ecológico do Taboão, Prefeitura Municipal de Lorena, Projeto Guri – Polo Lorena, Sabesp Regional Lorena, Secretaria de Cultura e Turismo de Lorena, Secretaria de Esporte e Juventude de Lorena, Secretaria de Serviços Municipais de Lorena, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lorena,Vale Portal – Mapas, Guias e Folders, Vigilância Sanitária / Secretaria de Saúde de Lorena,