UNISAL apoia evento de proteção ao Rio Paraíba do Sul

UNISAL apoia causas em defesa e respeito ao nosso planeta. Aqui temos um Plano Institucional de Sustentabilidade há cerca de 1 ano. (desde 2016).

ENCONTRO DE EDUCADORES

Afinal, “ser ambiental é ser integral”. Participe deste evento, dia 26/09 aqui em nossa instituição.

Confira a programação completa abaixo.

IV ENCONTRO DE EDUCADORES EM DEFESA DO RIO PARAÍBA DO SUL Ser Ambiental… Ser Integral…

26/setembro/2017 no UNISAL

Endereço: Rua Dom Bosco, 284 – Centro, Lorena – SP

Desde 2014 A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAMS), do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), realiza o Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul. Essa iniciativa tem por objetivo integrar a participação dos professores e educadores do Vale do Paraíba nas ações realizadas por essa CTEAMS, bem como, promover a discussão da educação ambiental no âmbito da educação formal e informal, além de capacitar educadores para a disseminação da educação ambiental. O mês de Setembro foi o escolhido para a realização dos “Encontros de Educadores”, porque no dia 22/09 é comemorado o Dia do rio Paraíba do Sul, portanto, através deste evento anual, promovemos um encontro educativo, reflexivo, assim como festivo, buscando a conscientização dos envolvidos com a Educação Ambiental e Mobilização Social, fomentando a importância de cuidar de nossas águas e do meio ambiente. Este ano iremos realizar a quarta edição do evento, com o tema “Ser Ambiental… Ser Integral”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena – SP. Nossa expectativa é que participem 200 educadores de todo o Vale do Paraíba. O evento será realizado no dia 26 de setembro, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em Lorena.

A programação conta com oficinas, palestras, painéis temáticos, apresentações culturais e muito mais. Teremos a participação especial da professora e palestrante Ondalva Serrano, que é formada em Engenharia Agronômica, pela ESALQ, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, pós-graduada pelo Centro Internacional de Estudos Agronômicos de Montpellier, França.

Ondalva tem sua história intimamente ligada ao movimento em defesa da agroecologia, de políticas públicas integradas e da criação de verdadeiros espaços educadores e conscientizadores.

O Encontro de Educadores é totalmente realizado por parceiros e voluntários. Os interessados em nos ajudar e/ou sediar as próximas edições do evento devem entrar em contato, através do e-mail cbh-ps@comiteps.sp.gov.br.

As inscrições para este evento serão realizadas através do link https://goo.gl/mUrzs1 ou no site da Prefeitura Municipal de Lorena www.lorena.sp.gov.br.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

8h30 às 9h – Credenciamento e Café receptivo

09h às 10h – Abertura Oficial

10h às 11h – Educação Ambiental Integral – Transitando nos Meios Internos e Externos do Ser Humano, com Ondalva Serrano

11h às 12h – Trabalhos educacionais, com Professores e Alunos

12h às 13h30 – Pausa para Almoço

13h30 às 14h- Visita aos painéis

14hàs 16h30 – Oficinas Pedagógicas

16h30 às 17h – Encerramento com Projeto Guri

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Oficina 01: Permacultura na Escola Ementa: Esta oficina se propõe a inspirar e contribuir com o repertório de práticas de permacultura na escola. Inicia pela importância das atividades de diagnóstico participativo. Estabelece a relação entre a compostagem e o pensamento sistêmico na prática; Entre a fabricação de tinta de baixo impacto, o protagonismo e o pertencimento; Entre o sistema de captação de águas pluviais e o valor das ações locais. Encerra com sugestões de atividades transdisciplinares para diferentes séries, relacionadas à abordagem vivenciada. Instrutores: Fernanda Scalambrino e Mário Scalambrino (Suinã Instituto Socioambiental)

Oficina 02: Compostagem Doméstica Ementa: Esta oficina apresenta uma alternativa sustentável para o aproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos. Durante a oficina serão montados diversos tipos de composteiras de baixo custo, que podem ser utilizadas em casas, apartamentos e escolas. Instrutor: Duva Steck Brunelli (CT-EAMS).

Oficina 03: Recuperação Florestal e Construção de Mini Viveiro de Mudas Ementa: Esta oficina trata da prevenção de ilícitos ambientais relativos à flora e da recuperação florestal de áreas protegidas. Ensina como construir um viveiro de mudas de tamanho reduzido, apresentando sugestões de como é possível trabalhar diversos temas com ele na escola. Instrutor: Ana Stella Ribeiro M. Neves (SMA – Coordenadoria de Fiscalização Ambiental).

Oficina 04: Oficina de Papel Reciclado Ementa: Com o objetivo de subsidiar o trabalho do professor, no que se relaciona ao tema reciclagem e reuso de resíduos sólidos, esta oficina traz a prática de como produzir papel reciclado. Também serão apresentadas diversas formas de utilização do papel reciclado, em trabalhos artísticos e artesanais, que poderão ser reproduzidos em sala de aula.

Instrutores: Aparecida Barbosa e Alcinéia G. Castro (Viveiro Florestal de Taubaté) CBH-PS

Oficina 05: Rede de Pluviômetros Artesanais no Monitoramento de Áreas de Riscos de Desastres Socioambientais Ementa: Trata da gestão de riscos de desastres e orienta a construção de pluviômetros de PET. Este instrumento apoiará a criação uma rede observacional georefenciada da escola para o monitoramento das chuvas e riscos de inundações, secas e escorregamento de terra. Será apresentado o projeto CEMADEN Educação e seu potencial para o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas áreas de educação ambiental e redução de desastres socioambientais. Instrutor: Débora Olivato (Projeto CEMADEN Educação)

Oficina 06: Como Produzir Alimentos Saudáveis em Casa? Ementa: Consiste no repasse de informações teóricas e na apresentação de materiais e processos práticos que possam ser realizados em sala de aula. Serão levados para a sala de aula plantas, adubos, compostos orgânicos, ferramentas e sementes. Instrutor: Jefferson Ferreira Lima (Consultor em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável).

Oficina 07: Trilha Interpretativa Ementa: A oficina inicia com uma dinâmica de quebra-gelo e a seguir os participantes seguem por trilha onde é realizada a apresentação da fauna e da flora visíveis e significativas da Floresta Nacional de Lorena. – O Processo e de fácil condução e envolve dinâmicas de informação e sensibilização executadas durante a trilha interpretativa e em pontos estratégicos. Ao final da trilha ocorre a apresentação de personagens importantes, “moradores” da Floresta. Instrutores: Daniel Porto de Nogueira (CETAS IBAMA) Evandro Gonsalves Chaves (ICMBio Floresta Nacional de Lorena)

Oficina 08: Ecocriatividade Ementa: A oficina EcoCriatividade é um projeto de despertar a criatividade literária das pessoas e ao mesmo tempo construir valores éticos ambientais de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade. A oficina tem como proposta conscientizar o cuidado com a natureza do bioma da Mata Atlântica, por meio do Livro Sonhos de Francisco; e incentivar a criação de histórias e a confecção de personagens literários utilizando materiais recicláveis. Instrutor: Marcelo Fernandes

Oficina 09: Agrofloresta e Permacultura: A Natureza como Ambiente de Ensino Interdisciplinar. Ementa: Propiciar a criação de um novo cenário educacional para crianças e jovens, através de projetos baseados em princípios holísticos de agrofloresta e de permacultura, usando hortas agroecológicas, como laboratório de práticas de ensino. O contato da criança com a Natureza propicia evolução emocional e cognitiva e o desenvolvimento de competências como: Empatia, espírito de trabalho em equipe, autossuficiência e pensamento crítico.

Instrutor: Prof. Dr. Bruno Vidal de Almeida (Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Lorena, Instituto O Despertar do Gigante).