III Conferência de Educação Ambiental promove ações de conscientização sustentável em Lorena

SITE III CONFERENCIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (1)Com o tema: “Responsabilidade e cidadania – Unidos para a construção de uma sociedade mais ética, responsável, inclusiva e sustentável”, foi realizada neste dia 21 de novembro de 2018 a III Conferência de Educação Ambiental. Confira as fotos AQUI.

A atividade, voltada para profissionais de escolas públicas, particulares e universidades; Instituições fiscais e de pesquisa; Instituições da sociedade civil e empresas; Prefeituras municipais, Secretarias de governos e Órgão públicos; membros de Conselhos municipais e Comitês do Vale do Paraíba, teve como palco o UNISAL, em Lorena, e reuniu cerca de 150 pessoas.

A organização do evento é da Prefeitura de Lorena em parceria com o Movimento Nascentes do Rio Paraíba e com o apoio de instituições de ensino, dentre elas o UNISAL. As frentes foram representadas por Aparecida Uchoas, Professor Lázaro Silva e Professora Analice Barboza, respectivamente.

Além dos professores, convidados e autoridades, participaram também outras instituições, dentre elas o Conselho Municipal de Meio Ambiente, representado pela arquiteta Ingrid Elena Schnoor Nunes.

Na mesa de abertura, o UNISAL foi representado pela Professora  e integrante do Centro Salesiano de Pesquisas Regionais, José Luis Pasin, do UNISAL, Aparecida Uchoas. Ela deu as boas-vindas aos presentes e afirmou ser um prazer receber um evento deste porte na instituição.

DESTAQUE PARTE 2 III CONFERENCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  (27)

Em seguida, o Secretário de Meio Ambiente de Lorena, Willininton Portugal, fez uso da palavra. Aproveitou a oportunidade para expressar a alegria ao perceber que Lorena avançou nas questões ambientais. E afirmou que locais como Parque do Taboão e a Lagoa do Mondesir são espaços ideais voltados para educação ambiental.

A Prefeitura de Lorena também teve o representante da Educação como integrante da mesa de abertura. Júlio César Brebal recebeu o certificado “Amigo do Zé do Paraíba” das mãos do personagem que dá vida ao gigante Paraíba, Professor Lázaro Silva.

Lázaro enfatizou, ao longo do evento, os avanços do Movimento Nascentes do Rio Paraíba. E disse ser uma proposta de todos e depende da sociedade para sua continuidade.

A arquiteta Ingrid Nunes, do COMMAN, aproveitou a sua fala para convidar as crianças da Escola Municipal Maria José da Cunha Senne, para também participarem do Conselho Municipal. “A sociedade deve participar de conselhos, pois o poder público só consegue atuar, a partir dos apontamentos feitos pelos cidadãos”, afirmou.

O UNISAL também apresentou o trabalho de extensão realizado no Parque Ecológico Taboão, de Lorena (SP). Alunas do curso de Pedagogia orientadas, pela professora Euni Vieira e Silva, realizaram atividades com alunos da Escola Municipal Francisco Prudente de Aquino e Colégio São Joaquim no viveiro de mudas e trilha das águas, além de um momento especial de escuta dos cantos da avifauna do parque.

Além das mesas-redondas, palestras, grupos de trabalho e oficinas, o evento também apresentou exposições permanentes de projetos ambientais realizados ao longo do ano nas escolas. Dentre os projetos, os que destacam a proteção da mata ciliar, por exemplo.

A III Conferência também visa discutir e apresentar propostas  e instrumentos com base no planejamento do Plano de Educação Ambiental de Lorena, nos projetos, metodologias e vivências ecológicas em Ambientes de Aprendizagem e outras sugestões feitas pelo público presente.

Ao final, houve ainda a socialização  das propostas para Plano de Educação Ambiental, trabalho coordenado pela professora Analice Barboza e  pelo professor Lázaro Tadeu Ferreira da Silva.