ECOPLUG Celeritas promove energia sustentável no UNISAL

Durante um ano (2018-2019) a Professora do Curso de Engenharia Mecânica e Coordenadora do Projeto Celeritas do UNISAL, Regina Cabette, e os Alunos Gabriel Concentino (Engenharia Civil), Thaís Gabrieli e Silva (Engenharia Mecânica), Diogo Andrade e Fagner Santos (Ex-Aluno da Engenharia Mecânica) e Juliano Sabino (Engenharia Eletrônica trabalharam e inauguraram, em maio de 2019, o Ecoplug Celeritas.

IMG-20190516-WA0000

O projeto), realizado por meio de parceria com uma empresa especializada na prática sustentável  com o uso da energia solar, conta com essa fonte de energia renovável para recarregar baterias de celulares e computadores dos alunos e de toda comunidade educativa, além das baterias dos carros produzidos para competições e para as pesquisas do Projeto Celeritas, dos Cursos de Engenharias do UNISAL.

Apesar de ser uma iniciativa dos cursos de Engenharia do UNISAL, o novo espaço, localizado no hall do Prédio Padre Mario Bonatti, é voltado para todos os cursos e todo o público que visita o UNISAL.

IMG-20190516-WA0001

Gabriel Concentino, um dos alunos envolvidos na iniciativa, conta que o maior desafio do grupo foi conseguir os painéis solares, que são de alto custo. Por isso, a parceria de uma empresa especializada foi fundamental para tal feito.

Confira o vídeo de Gabriel Concentino AQUI.

O projeto UNISAL CELERITAS foi criado em outubro de 2014 com uma equipe interdisciplinar de alunos das Engenharias, Direito, Administração entre outros, com o objetivo da pesquisa e construção de um carro ecológico para duas pessoas (elétrico movido a energia solar, eólica e freio regenerativo). Apesar do alto custo dos equipamentos, a equipe nunca desistiu. O resultado de tanto esforço, dedicação e pesquisa, rendeu-lhes fruto. Em abril de 2018 participou da competição GP Petrobras de Energia Sustentável em interlagos SP, competiu na modalidade Carro Elétrico ficando em 4º lugar com o carro Eco Bonatti!

ecoplug celeritas

O projeto Celeritas ainda conta com pesquisas na área de energias renováveis. “O objetivo é desenvolver e criar um centro de energias renováveis no campus e o início é o Ecoplug, com um projeto de um quiosque solar no térreo do prédio Mario Bonatti para os alunos carregarem seus notebooks e celulares com energia solar”, revela Gabriel.

Muitas práticas são possíveis também graças aos Programas de Iniciação à Pesquisa.

E saiba mais sobre o grupo e como usufruir desse espaço na Fanpage do Grupo. Acesse AQUI.