Dia Mundial da Água 2018 no UNISAL

DIA DA ÁGUA ZE DO PARAÍBA- PEDAGOGIA (1)SITE

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março de 2018, não passou em branco no UNISAL.

As licenciaturas, por meio do Curso de Pedagogia, e a Coordenação de Estágio organizaram um evento em prol da sustentabilidade do recurso mais importante do planeta. E, para isso, contaram com um defensor nato desse bem natural. Professor Lázaro Tadeu Ferreira da Silva, do Movimento “Nascentes do Paraíba”, se trajou do personagem mais querido do vale do Paraíba para falar sobre um assunto sério: a proteção de um dos maiores rios do país, o Paraíba.

Professor Lázaro saiu de cena para dar lugar ao Zé do Paraíba.

DIA DA ÁGUA ZE DO PARAÍBA- PEDAGOGIA (15)SITE

Durante a apresentação da palestra, ele falou aos Alunos, futuros professores, sobre a importância de educar e conscientizar para o caminho do bem, as crianças as quais irão ensinar em sala de aula.

Atividades como essa fomentam o Plano Institucional de Sustentabilidade (PIS), existente no UNISAL desde 2016. No documento são sistematizadas ações dos Cursos, Núcleos e Setores em prol do tema, além de serem realizadas ações diretas do PIS, tais como coleta de lixo, canecas permanentes, reciclagem de papel, uso de pilhas e baterias recarregáveis, economia de água e energia, entre outras. No aspecto economia de água, foram instalados em 2016 e 2017, 54 redutores de água nas torneiras do UNISAL.  

No dia da Água foi realizado, em Brasília (DF), o Fórum Mundial. O evento propôs um debate sobre recursos hídricos no mundo. Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento trouxe como destaque o  ”Relatório Mundial da Água 2018″  que aponta que a demanda por água das indústrias e das residências tende a aumentar muito mais rapidamente que a demanda da agricultura. Além disso, o documento traz uma estatística preocupante. Atualmente, a ONU, estima que 3,6 bilhões de pessoas  vivem em áreas que apresentam um potencial de  escassez de água por pelo menos um mês ao ano.

Por isso, a conscientização deve ocorrer em todos os setores da sociedade.

DIA DA ÁGUA ZE DO PARAÍBA- PEDAGOGIA (38) SITE

Ao longo da apresentação no UNISAL, Zé do Paraíba fez questão de dizer que as ações sobre o tema exigem um trabalho árduo e diário. “Não precisamos fazer sucesso, mas sim encontrar sentido no que fazemos”, avaliou.

DIA DA ÁGUA ZE DO PARAÍBA- PEDAGOGIA (19) SITE

O evento prosseguiu também no dia 23 de março, com a oficina De onde vem a água?, com as Professoras Euni Vieira  e Irani Cristina Silvério Tirelli.