Aluno UNISAL é beneficiado por Bolsa de Pesquisa da FAPESP com projeto sobre sustentabilidade

Futuro Engenheiro Mecânico irá estudar sustentabilidade e promover geração de renda com descarte correto de resíduos

“É com grande satisfação que comunico a aprovação de nosso Aluno Adhemar de Carvalho Monteiro Junior, do 6° semestre de Engenharia Mecânica do UNISAL- Unidade Lorena, com a  bolsa de iniciação científica da FAPESP”.

A mensagem de orgulho é do Professor Renann Pereira Gama, do curso de Engenharia UNISAL, Unidade Lorena.

O UNISAL incentiva a prática da pesquisa e o protagonismo entre seus alunos. Em consonância com essa missão, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Pesquisa (FAPESP), uma iniciativa que apoia a execução de pesquisa científica, convida Alunos do UNISAL para participarem do projeto.

E o convite foi bem aceito pelo estudante Adhemar. E o grau de dificuldade para a conquista desse benefício também foi algo destacado pelo professor Renann, que o acompanhou nessa conquista. “Mesmo em instituições públicas a aprovação de trabalhos por essa agência de fomento é uma tarefa difícil principalmente pelo alto nível de cobrança e exigência da FAPESP”.

A bolsa de iniciação científica conquistada pelo futuro engenheiro mecânico é no valor de R$ 695,70 por 12 meses, mais uma reserva técnica de 10% do valor anual da bolsa.

A sustentabilidade adotada no conteúdo pesquisa também foi relevante para que a FAPESP entendesse a importância desse tema e aprovasse o projeto.

O trabalho intitulado “Projeto de desenvolvimento de um equipamento para a reutilização de óleo de cozinha”, visa a criação de um equipamento prático, que facilite o armazenamento e a reutilização de óleo de cozinha transformando-o em sabão ecológico e facilitando seu manuseio e descarte correto deste resíduo.

Adhemar pretende analisar o impacto ambiental proveniente do descarte incorreto deste resíduo, e com isso, desenvolver uma forma menos agressiva, ao meio ambiente. A produção deste produto poderá, ainda, reduzir gastos domésticos na compra de sabão e gerar renda extra para donas de casa, que poderão utilizar o equipamento para auxiliar na produção de sabão que, por sua vez, poderá ser ofertado às residências e aos pequenos restaurantes.

O UNISAL tem orgulho de seus estudantes.