formandos-2015-pedagogia

Ex-Alunos UNISAL respondem

O Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Unidade Lorena consultou os formandos de 2015 para conhecer a realidade sobre a atuação profissional e as expectativas para a carreira a partir de 2016.

O levantamento, feito desde 2014, revela que a Unidade está no caminho certo na missão de levar para o mercado profissionais engajados e comprometidos com a profissão e com a transformação da sociedade.

Dentre os resultados, vale-se destacar que 97% deles afirmaram que o curso ofereceu as características necessárias para o mercado de trabalho.

Estão empregados 50% dos que responderam ao questionário. “Comecei a estudar Pedagogia trabalhando como vendedora, chegou em uma etapa do meu curso que tive que decidir entre o comércio ou o estágio. Optei pelo estágio! Assim que concluí o curso fui contratada como Professora Auxiliar. Sou muito feliz em ter feito uma escolha duvidosa, mas que me proporcionou muitas bênçãos.” – Afirma Thalita Garcia, formada em Pedagogia.

“Diante deste cenário, o desafio do PRA SEMPRE é contribuir para que eles encontrem seu espaço no mercado”, afirma Adriana Neves, responsável pelo PRA SEMPRE na Unidade de Lorena.

A enquete também revelou que 1/3 afirmou participar de uma atividade voluntária, o que consolida a missão do UNISAL em formar bons cristãos e honestos cidadãos.

A comparação dos aspectos que o UNISAL oferece para a vida com o que o mercado exige evidencia o jeito salesiano de educar, com a Promoção de Direitos Humanos, o Diálogo entre Fé e Razão e a Formação Humana.

O fato de o UNISAL ter um dos 100 Centros de Empreendedorismo existentes em Instituições de Ensino Superior brasileiras fez toda a diferença na pesquisa. Só em 2015, foram mais de 650 pessoas atendidas gratuitamente pelo CdE (Alunos, Ex-Alunos e comunidade).

empreendedorismo-unisal2

Semana de Empreendedorismo 2015

Os recém-formados destacaram a Atitude Empreendedora como diferencial para o mercado e para a vida pessoal.

“O mercado está pedindo alunos empreendedores, em especial, profissionais que tenham atitudes empreendedoras. Ou seja, o colaborador que se comporta como dono da empresa é a postura que mais tem sido admirada e solicitada pelas contratantes”, revela o assistente do Centro de Empreendedorismo do UNISAL, Thiago Villela.

Neste contexto, a disciplina de Empreendedorismo nos cursos do UNISAL e o próprio Centro têm atingido o objetivo, o caminho da inovação. O levantamento também vai ao encontro daquilo que muitos empresários têm apontado sobre o perfil ideal de profissional.

Essa percepção de mercado também foi resultado do  1º Encontro com Empresários da região, realizado dia 11 de novembro de 2015. O evento, promovido pelo Curso de Administração e a Supervisão dos cursos de MBA do UNISAL Lorena, teve como  intuito  ouvir dos representantes das empresas as características que mais sentem falta nos profissionais que procuram e contratam.

Proatividade, Inovação e Empreendedorismo foram características apontadas como cruciais para o sucesso no mercado de trabalho. Inclusive, as habilidades comportamentais ainda estão sendo prioritárias em um processo seletivo.

O Programa PRA SEMPRE também premiou aqueles que aceitaram tão espontaneamente responder aos questionamentos.

Dentre os participantes, 3 ganharam um kit como símbolo de nossa gratidão. Os sortudos foram:

- Karol Cristina Rocha De Oliveira – Direito
- Alisson Balbino Pereira da Silva – Engenharia de Produção
- Letícia Cristina de Matos Romero – Direito

Parabéns! O UNISAL os aguarda para a retirada do presente.