Metodologias-ativas-unisal (4)

Capacitação é aberta também a professores da rede pública de ensino médio da Região.

O Laboratório de Inovação Acadêmica (LIA) do UNISAL Lorena realizou, no segundo semestre de 2016, uma série de formações gratuitas em Metodologias Ativas de aprendizagem, e que contou com a participação de 83 pessoas, entre Alunos do Mestrado em Direito, Ex-Alunos e Professores do UNISAL Lorena, Professores do Colégio São Joaquim e Professores de Escolas Públicas. Os temas tratados foram os seguintes:

Nos dias 20 e 27 de setembro, foi realizada a Oficina Tecnologia e Educação, com o Professor do UNISAL, Me. Warner Brezolin. Na oportunidade, ele apresentou diferentes tipos de ferramentas digitais para facilitar o trabalho do professor e melhorar a experiência do aluno em sala de aula, como por exemplo: Objetos digitais de aprendizagem, Plataformas, Ferramentas de Gestão, Ambientes Virtuais, entre outros.

Os Professores Mestres, Ana Valéria Reis e Diego Amaro, administraram nos dias 4 e 11 outubro a oficina com o tema: Sala de Aula Invertida – Modelo de rotação por estações. O curso contou com 38 participantes, que aprenderam mais sobre o método ou disciplina em que os estudantes têm para o ensino online fora da sala, em lugar da lição de casa tradicional, e, então, frequentam a escola física para práticas ou projetos orientados pelo professor.

“Achei o formato e a aula interessantes, os professores nos avaliaram de forma ativa e absorveram do grupo conteúdo dinâmico, à altura do que propõe a inovação acadêmica”, avaliou André Pirtouscheg, professor do UNISAL e  participante da oficina.

No dia 18 de outubro, a mesma dupla de professores ministrou a Oficina Clearest Point, que teve como foco o Livro “Técnicas de Avaliação da sala de aula”.  A obra, considerada um manual para professores universitários, é de autoria de Thomas A. Angelo e K. Patricia Cruz. Trata-se, segundo o LMI, de um método que envolve todos os estudantes de modo que nenhuma dúvida fique sem resposta ou qualquer assunto do conteúdo não fique esclarecido.
Esta oficina proporcionou aos participantes  algumas das técnicas utilizadas nesse método, que podem ser usadas desde o ensino básico até o ensino superior.

A Professora Dr.ª Renata Perrenoud ofereceu dois dias de oficina sobre Project Based Learning (PBL). A metodologia PBL tem como fundamento que o aluno aprenda os conceitos da disciplina por meio do desenvolvimento de projetos. Essa formação tem o objetivo de ensinar a montagem da disciplina passo a passo, com a utilização das técnicas do PBL.

Confira aqui o álbum com as fotos da formação!

 

Você pode se inscrever para as formações do próximo semestre.
Informações: lmi@lo.unisal.br

Horário de Plantão do LIA – Laboratório de Inovação Acadêmica

O Laboratório de Inovação Acadêmica convida-o a compartilhar suas experiências ou dúvidas sobre os temas. Seguem os horários de atendimento:

Prof.ª Ana Valéria – Toda Segunda-Feira, das 10h às 11h.
Prof. André Ribeiro – Toda Quarta-Feira, das 17h às 18h.
Prof. Diego Amaro – Toda Quinta-Feira, das 18h às 19h.
Prof. Warner Brezolin – Toda Quinta-Feira, das 20h40 às 21h40.
Prof.ª Renata Perrenoud – Toda Sexta-Feira, das 10h30 às 11h30.

Local: Sala LIA, no Prédio Padre Carlos Leôncio- UNISAL Lorena

Caso alguém precise de algum horário em especial, entre em contato conosco pelo e-mail lmi@lo.unisal.br.

 

Consórcio STHEM 2.0. Metodologias Ativas de Aprendizagem

Desde abril, o Consórcio está em fase de planejamento do Consórcio STHEM Brasil 2.0. Em nova fase o foco do Consórcio irá além das metodologias ativas. Agora abrange a Inovação Acadêmica. O planejamento foi construído com a participação de especialistas em educação, inovação, gestão e planejamento e com a efetiva colaboração do Comitê Gestor do Consórcio e o apoio do SEMESP. Hoje há 46 IEs participantes e a parceria de Laspau/ Harvard continua.

Assista ao vídeo do Professor Fábio Reis.